Variabilidade da Composição Isotópica da Precipitação na Região Central do Estado de São Paulo

Vinícius dos Santos, Didier Gastmans, Lucas Vituri Santarosa, Ludmila Vianna Batista, Sebastian Balbin Betancur, Marcelo Eduardo Dias de Oliverira, Augusto José Pereira Filho

Resumo


Isótopos estáveis vêm sendo utilizados como ferramenta em estudos hidrometeorológicos, gerando informações sobre a relação entre clima e recarga de águas subterrâneas e origem de fluxos de água superficial, contribuindo para o entendimento das consequências das mudanças climáticas sobre o ciclo hidrológico. O presente trabalho apresenta os principais controles climáticos responsáveis pela variabilidade na composição isotópica da precipitação mensal na região central do estado de São Paulo, onde situam-se áreas de recarga de importantes aquíferos da Bacia do Paraná. A equação da reta meteórica local (δ2H= 8,34*δ18O + 15,71) indica que a composição isotópica é influenciada por uma fonte de umidade oceânica e processos de recirculação de vapor ao longo do deslocamento de massas de ar até a região de estudo. A sazonalidade observada indica que chuvas empobrecidas (δ18O= <-6‰) ocorrem durante o período chuvoso, associadas a grande disponibilidade de umidade, transportada principalmente da Amazônia, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e sistemas frontais, enquanto chuvas enriquecidas (δ18O = >-3‰) ocorrem durante o período seco, com atuação das Frentes Frias (FF) e formação de chuvas convectivas. Os resultados apresentados e discutidos neste trabalho contribuem para o estabelecimento de padrões sazonais na composição isotópica da chuva, que podem auxiliar na compreensão da movimentação da água, o que inclui a recarga de aquíferos, no estado de São Paulo.


Palavras-chave


Isótopos estáveis. Precipitação e mudanças climáticas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ras.v33i2.29474

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


_____________________________________________________________________

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
e-ISSN 2179-9784 (eletrônico)

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.

 

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes.

Os artigos aceitos e finalizados são publicados de forma contínua  organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um.
 
A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.
 
A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação.

DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.

Métricas

       

A Revista Águas Subterrâneas é filiada às seguintes Bases de Dados/Portais: 




 
Licença Creative Commons

Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.