CONTROLE LITOLÓGICO DAS POTENCIALIDADES HÍDRICAS SUBTERRÂNEAS NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO CEAREANSE

DANIELLA BARBATI OSÓRIO, RICARDO HIRATA, BRUNO CONICELLI, JULIANA ALVES VIANA AGUIAR, LUCAS CARVALHO, OSVALDO ALY, HENRIQUE VEIGA, RENATO FERREIRA

Resumo


No semiárido cearense, o aquífero fraturado ocorre em mais de 75% do território. Já os aquíferos granulares e carbonáticos estão distribuídos de forma pontual e difusa no território. No presente trabalho, foram avaliadas as feições litológicas que controlam regionalmente as produtividades nos aquíferos no semiárido cearense. Para tanto, as litologias foram classificadas em 6 grupos, considerando seus aspectos hidrodinâmincos, reologia e porosidade total. A produtividade em função da litologia demonstrou que rochas sedimentares são as mais produtivas, sendo verificada capacidade específica mediana de 0,278 m³/h/m para esse grupo. Por sua vez, as rochas carbonáticas apresentaram valor de mediana para capacidade específica de 0,202 m³/h/m. As rochas plutônicas (0,052 m³/h/m), gnaisses e mignatitos (0,051 m³/h/m) apresentaram as menores produtividades verificadas, enquanto que os metassedimentos apresentaram valores de capacidade específicos mais intermediários (0,099 m³/h/m). Embora a porosidade intrínseca de cada tipo de rocha impacte na sua capacidade de transmitir água, fatores externos, tais como movimentos tectônicos, cobertura pedológica e vegetal e fatores climáticos podem implicar em uma variabilidade de produtividade hidráulica em um mesmo tipo de rocha. Somado a isso, o regime pluviométrico irregular e concentrado no semiárido cearense e a elavada taxa de evapotranspiração impactam na taxa de recarga desses aquíferos.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


 
_____________________________________________________________________

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
e-ISSN 2179-9784 (eletrônico)

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.

 

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes.

Os artigos aceitos e finalizados são publicados de forma contínua  organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um.
 
A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.
 
A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação.

DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.

Métricas

       

A Revista Águas Subterrâneas é filiada às seguintes Bases de Dados/Portais: 




 
Licença Creative Commons

Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.