COMPORTAMENTO DO FLUXO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA E POTENCIALIDADE HÍDRICA EM AQUÍFERO CÁRSTICO A PARTIR DE ANÁLISE ESTRUTURAL E PARÂMETROS HIDROGEOLÓGICOS – SETE LAGOAS (MG)

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • RAFAEL MAGNABOSCO DE ALMEIDA GOMES Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • PAULO HENRIQUE GALVÃO
  • ANA MACIEL DE CARVALHO
  • ALINE GONÇALVES DA SILVA

Resumo

O aquífero cárstico é um dos sistemas mais complexo para entender o comportamento de fluxo de água subterrânea, sendo necessários estudos como o entendimento do contexto geotectônico, mapeamento geológico-estrutural, além da caracterização hidrogeológica da região, a fim de subsidiar a gestão de recursos hídricos. A área de estudo está inserida em uma região de bacia plataformal, cujas camadas mergulham, em geral, para NE. As litologias principais são o embasamento gnáissico-migmatítico, calcários, metapelitos e sedimentos inconsolidados cenozoicos.Hidrogeologicamente, a região é classificada como aquífero cárstico-fissural semiconfinado, cuja água flui, principalmente, em condutos e fraturas. A maior espessura dos sedimentos inconsolidados na região central, além de não haver uma rocha selante nessa área, contribui para intensificar a carstificação do calcário na região, proporcionando maior armazenamento de água. As lagoas naturais servem também como indicadores de uma região carstificada (presença de condutos subterrâneos) e da direção de fluxo d’água. Este estudo associa propriedades hidrogeológicas e padrões estruturais, como: transmissividade, vazões específicas, vazão de bombeamento, superfícies potenciométricas e lineamentos, evidenciando que o fluxo de água subterrânea regional flui para NE, apesar de existir um importante cone de rebaixamento no centro da cidade, devido à grande concentração de poços de bombeamento, desviando o sentido original de fluxo. A direção média dos lineamentos (N61E) é também a direção média das lagoas naturais com formas geométricas alongadas, do mergulho dos planos de acamamento dos calcários e do caimento da bacia plataformal, sendo que as regiões próximas (0-250 m) aos lineamentos ou às lagoas são as regiões com maiores valores de T e Q/s, implicando em maior potencialidade hídrica e, consequentemente, nas melhores regiões para perfuração de poços para captação de água.

Como Citar
MAGNABOSCO DE ALMEIDA GOMES, R., GALVÃO, P. H., MACIEL DE CARVALHO, A., & GONÇALVES DA SILVA, A. (2021). COMPORTAMENTO DO FLUXO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA E POTENCIALIDADE HÍDRICA EM AQUÍFERO CÁRSTICO A PARTIR DE ANÁLISE ESTRUTURAL E PARÂMETROS HIDROGEOLÓGICOS – SETE LAGOAS (MG). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29416