QUALIDADE DAS ÁGUAS NATURAIS DA ÁREA DE LOCALIZAÇÃO DA CENTRAL DE PROCESSAMENTO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS URBANOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM - PA

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • LUIZ ROGERIO BASTOS LEAL Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • VANIA EUNICE BAHIA

Resumo

O presente estudo compreende os resultados obtidos no âmbito hidrológico/hidrogeológico na área de instalação da Central de Processamento e Tratamento de Resíduos Urbanos (CPTR), operada pela Guamá Tratamento de Resíduos Ltda, localizada no municipio de Marituba, Estado do Pará.

O município de Marituba, cujas terras foram desanexadas do município de Benevides em 1995, está localizado na mesorregião e microrregião metropolitana de Belém. Faz limite ao norte e à leste com o município de Benevides e Santa Bárbara do Pará, ao sul com os municípios de Acará e Belém, e à Oeste com Ananindeua.

A Central de Processamento e Tratamento de Resíduos Urbanos-CPTR é um empreendimento privado constituído essencialmente por um aterro sanitário, unidade de triagem, galpão de compostagem, e tratamento de efluentes por osmose reversa, para recebimento e destinação final de Resíduos Sólidos Urbanos Classe II A (NBR 10004/2004), ou seja, resíduos sólidos domiciliares, de poda e capina, varrição e limpeza de feiras livres, gerados pelos municípios da RMB. Possui uma área de 1.110.000 m², que se dividem entre as Unidades de Processamento/Tratamento e Infraestrutura de Apoio e Área de Preservação Ambiental.

Como Citar
BASTOS LEAL, L. R., & BAHIA, V. E. (2021). QUALIDADE DAS ÁGUAS NATURAIS DA ÁREA DE LOCALIZAÇÃO DA CENTRAL DE PROCESSAMENTO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS URBANOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM - PA. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29388