RELAÇÕES ENTRE QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA E OCUPAÇÃO DESORDENADA EM UM BAIRRO DE BAIXA RENDA LOCALIZADO EM UMA ANTIGA ÁREA DE LIXÃO, SANTARÉM/PA

PAULO HENRIQUE GALVÃO, ANDERSON MENDES, JANICE PAIVA DE SOUSA, IVERSON DA SILVA, RAIMUNDO NONATO COLARES

Resumo


As águas subterrâneas são naturalmente mais protegidas que as águas superficiais. No entanto, em condições não confinadas, as águas subterrâneas podem ser facilmente contaminadas quando o uso e ocupação da terra são considerados como fatores determinantes. Na cidade de Santarém/PA, o bairro de Santo André experimentou um rápido crescimento populacional até atingir áreas próximas a um antigo lixão, e isso pode ter causado um impacto local na qualidade do Aquífero Alter do Chão. Para analisar esses impactos gerados, foram feitas sete seções de GPR (Ground Penetrating Radar) para definir os limites de do lixão, análises físico-químicas e bacteriológicas em seis poços de bombeamento para definir os valores de potabilidade da água e um mapa de superfície potenciométrico para compreender as direções do escoamento subterrâneo. Os dados geofísicos indicaram a presença de crostas lateríticas, tubulações enterradas, além de fraturas que podem servir como vias preferenciais de infiltração de contaminantes até o aquífero. Os dados geofísicos também indicaram que os limites do antigo lixão são maiores que o esperado, onde a população construiu suas residências sobre o lixo compactado. Consequentemente, todos os poços de bombeamento apresentaram teores de coliformes totais superiores aos valores permitidos, onde três poços apresentam valores acima de 10 mg/L de nitrato, indicando que a região possui águas em desacordo com o padrão de potabilidade, diretamente influenciado pela contaminação prévia do antigo lixão e, também possivelmente, por fossas sépticas atuais.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


 
_____________________________________________________________________

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
e-ISSN 2179-9784 (eletrônico)

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.

 

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes.

Os artigos aceitos e finalizados são publicados de forma contínua  organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um.
 
A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.
 
A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação.

DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.

Métricas

       

A Revista Águas Subterrâneas é filiada às seguintes Bases de Dados/Portais: 




 
Licença Creative Commons

Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.