ESTUDO DE SUBSUPERFÍCIES SUSCETÍVEIS À CONTAMINAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA SUBTERRÂNEOS EM SANTA CRUZ DO SUL

JÚLIO CÉSAR GALL PIRES, DANIELA GOVONI SOTELO, GABRIELA BORGES SOARES, GIOVANNA RAMOS GARCEZ, ADOLPHO HERBERT AUGUSTIN, HELDIANE SOUZA DOS SANTOS, VANESSA DA CONCEIÇÃO OSÓRIO, TALES DE PAULA, CÁSSIO STEIN MOURA

Resumo


O estudo aborda o comportamento da onda primária (P) de uma fonte sísmica, buscando revelar as velocidades de propagação da onda nos meios geológicos e, com isso, estimar sua composição e respectivas profundidades. Essas informações contribuem para relacionar diferentes estruturas geológicas e, por consequência, inferir o grau de suscetibilidade à contaminação de reservas hídricas subterrâneas.

Para minimizar possíveis agressões ao ambiente utilizamos técnicas geofísicas baseadas em ondas elásticas, que permitem obter informações de maneira indireta das estruturas em subsuperfície. As ondas sísmicas são vibrações mecânicas que se propagam nas camadas geológicas. A propagação das ondas sísmicas obedece à lei de Snell-Descartes, segundo a qual, quando uma onda sísmica encontra uma interface, que separa dois meios com impedâncias acústicas diferentes, origina-se ondas refletidas e refratadas. Assim, uma onda ao passar de um meio com menor velocidade para um meio com maior velocidade, será refletida com o mesmo ângulo de chegada. Existe um ângulo de incidência para o qual toda a onda será refratada com ângulo de 90º em relação à normal à superfície. Nessa condição, a incidência é denominada crítica e a propagação da onda sísmica ocorre ao longo da interface de separação entre os dois meios. Caso os ângulos de incidência sejam maiores que 90º não existirá onda refratada. Para que ocorra a refração total, é necessário que a velocidade de propagação aumente para camadas mais profundas, o que é encontrado na maioria das situações geológicas.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


 
_____________________________________________________________________

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
e-ISSN 2179-9784 (eletrônico)

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.

 

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes.

Os artigos aceitos e finalizados são publicados de forma contínua  organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um.
 
A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.
 
A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação.

DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.

Métricas

       

A Revista Águas Subterrâneas é filiada às seguintes Bases de Dados/Portais: 




 
Licença Creative Commons

Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.