APLICAÇÕES DE MODELAGEM ESPACIAL E TEMPORAL NO MAPEAMENTO DE NÍVEL FREÁTICO E MODELAGEM DE FLUXO SUBTERRÂNEO EM ÁREA DO SISTEMA AQUIFERO BAURU (SAB)

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • LUCAS VITURI SANTAROSA Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • RODRIGO LILLA MANZIONE

Resumo

O futuro em relação aos recursos naturais tem motivado muitas reflexões sobre o modo de vida contemporâneo. Sendo que a escassez de recursos hídricos é o que mais preocupa os gestores ambientais diante de uma iminente crise hídrica. Este quadro tem aumentado a importância estratégica das águas subterrâneas e evidencia a urgência da criação de programas eficientes voltados para melhoria da gestão dos recursos hídricos subterrâneos. Diante desta perspectiva, este estudo pretende apresentar resultados de um estudo espacial e temporal do Sistema Aquífero Bauru (SAB) na Estação Ecológicas de Águas de Santa Barbará (EEcSB). O objetivo é mostrar que o levantamento de dados de características ambientais podem ser incorporadas na modelagem para melhorar a qualidade do mapeamento do nível freático pode gerar modelos hidrogeológicos conceituais para compreensão do comportamento dos fluxos subterrâneos e realizar a estimativa da recarga a partir do mapeamento no nível freático. Os resultados gerados constituem uma ferramenta importante para gestão dos recursos hídricos em áreas prioritárias em que os aquíferos são mais vulneráveis à ação antrópica e as mudanças nos padrões climáticos. O conhecimento das dinâmicas de oscilação do nível freático e o comportamento hidrodinâmico podem subsidiar respostas mais rápidas em períodos de escassez hídricas ou impactos gerados pela ação antrópica.

Como Citar
SANTAROSA, L. V., & MANZIONE, R. L. (2021). APLICAÇÕES DE MODELAGEM ESPACIAL E TEMPORAL NO MAPEAMENTO DE NÍVEL FREÁTICO E MODELAGEM DE FLUXO SUBTERRÂNEO EM ÁREA DO SISTEMA AQUIFERO BAURU (SAB). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29342