ESTIMATIVA DE RECARGA NATURAL DO AQUÍFERO LIVRE E RASO DE UMA SUB-BACIA REPRESENTATIVA DE JUATUBA – MG APLICANDO VARIAÇÃO DOS NÍVEIS D’ÁGUA (VNA).

Publicado
2021-09-01

    Autores

  • RODRIGO DE PAULA HAMZI Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
  • EBER JOSÉ DE ANDRADE PINTO

Resumo

Estudos hidrogeológicos, em geral, demandam a estimativa de recarga de aquíferos, sendo que não há uma abordagem universal para tal, assim, essa dependerá de cada limitação ou especificação do método aplicado (Cook et al., 2002).As incertezas em cada abordagem sublinham a necessidade de aplicação de múltiplas técnicas para aumentar confiabilidade de suas estimativas.O presente trabalho visa estipular a faixa de recarga para o ano hidrológico de 2012/2013 pela técnica Variação dos Níveis d’Água (VNA) e compreender o comportamento do balanço hídrico subterrâneo no período. A área de estudo é uma sub-bacia da bacia Juatuba, localizada nos municípios de Mateus Leme e Itaúna em Minas Gerais, cujo curso d’água principal é o ribeirão Serra Azul, o qual apresenta aquífero livre e raso.Os resultados indicam que o Grupo Sabará foi a unidade geológica da bacia de maior recarga, que em função da porosidade específica adotada, pode variar de 230 a 590 mm, com valor médio de 490 mm. A recarga de 2012/2013, considerando a porosidade específica média de 0,07, para solos argilo-arenosa, foi de 383 mm/ano.

Como Citar
HAMZI, R. D. P., & DE ANDRADE PINTO, E. J. (2021). ESTIMATIVA DE RECARGA NATURAL DO AQUÍFERO LIVRE E RASO DE UMA SUB-BACIA REPRESENTATIVA DE JUATUBA – MG APLICANDO VARIAÇÃO DOS NÍVEIS D’ÁGUA (VNA). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/29334