Avaliação numérica da eficiência da remediação de plumas de nitrato a partir de pulsos de injeção de etanol

Publicado
2018-07-02
Palavras-chave: Nitrate. Groundwater Contamination. Remediation. Reactive Transport Model. Nitrato. Contaminação de Águas Subterrâneas. Remediação. Transporte Reativo.

    Autores

  • Elias Hideo Teramoto Centro de Estudos Ambientais, UNESP, Campus de Rio Claro/SP
  • Hung Kiang Chang

Resumo

O nitrato representa, em termos mundiais, o contaminante mais disseminado em aquíferos rasos, oferecendo riscos à saúde humana pela ingestão de água subterrânea contaminada. Deste modo, a descontaminação in situ do aquífero deve ser considerada. Embora testes de campo sejam escassos, testes laboratoriais têm indicado a forte eficiência do etanol na redução do nitrato. Com vistas a avaliar a viabilidade do emprego de técnicas de remediação baseadas na desnitrificação induzida pela injeção de solução com elevadas concentrações de etanol, foram utilizadas simulações numéricas de transporte reativo em área contaminada do Aquífero Rio Claro. Os resultados apontam que, nas condições técnicas impostas, a remediação foi eficiente para remoção do nitrato, restituindo a potabilidade da água subterrânea por um período superior a 500 dias. Contudo, para que essa solução seja eficiente em longo prazo deve ser combinada com a eliminação da fonte de contaminação, para evitar o aporte de novos contaminantes.

Como Citar
Teramoto, E. H., & Chang, H. K. (2018). Avaliação numérica da eficiência da remediação de plumas de nitrato a partir de pulsos de injeção de etanol. Águas Subterrâneas, 32(2), 248–255. https://doi.org/10.14295/ras.v32i2.29111