CÁLCULO DE RECARGA EM ÁREA DE AFLORAMENTO DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI UTILIZANDO O MÉTODO DE VARIAÇÃO DO NÍVEL D’ÁGUA.

Publicado
2017-12-07

    Autores

  • Tatiana Penteado Sitolini UNESP, Rio Claro - SP- Brasil
  • Didier Gastmans UNESP, Rio Claro - SP- Brasil

Resumo

O Sistema Aquífero Guarani (SAG) é uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo e a determinação de suas taxas de recarga é essencial para a gestão integrada sustentável dos seus recursos.
O presente estudo determinou sua recarga na Sub Bacia do Rio Jacaré-Pepira pelo método de Variação do Nível d’Água, com dados de monitoramento diário do NA, disponíveis no banco online do RIMAS (Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas). Para comparação com a precipitação foram utilizados dados do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Os resultados obtidos foram taxas de 896 a 1792 mm de recarga para o período total (07/2011 a 12/2016), que representam aproximadamente 11% a 24% da precipitação total, dependendo do valor de porosidade específica utilizado. Esperase prosseguir o estudo da recarga nas áreas de afloramento do SAG, de modo a determinar diretrizes para a gestão sustentável das águas subterrâneas do aquífero. 

Como Citar
Sitolini, T. P., & Gastmans, D. (2017). CÁLCULO DE RECARGA EM ÁREA DE AFLORAMENTO DO SISTEMA AQUÍFERO GUARANI UTILIZANDO O MÉTODO DE VARIAÇÃO DO NÍVEL D’ÁGUA. Águas Subterrâneas, 31(5). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28999