MODELO HIDROGEOLÓGICO CONCEITUAL DOS FATORES INFLUENTES NA VAZÃO E SALINIDADE DOS AQUÍFEROS FRATURADOS CRISTALINOS DO ALTO DA BACIA DO RIO VAZABARRIS, REGIÃO DE UAUÁ, BAHIA, BRASIL.

Publicado
2017-03-20

    Autores

  • João Batista Matos de Andrade Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB)
  • Luiz Rogério Bastos Leal Universidade Federal da Bahia

Resumo

A área do alto da bacia do rio Vaza-Barris (ABVD) está situada no nordeste do estado da Bahia, na região de Uauá, sob clima semiárido, onde as águas subterrâneas são oriundas de aquíferos fraturados cristalinos, situados em rochas predominantemente do embasamento, com presença de enxame de diques máficos na sua parte central. De um total de 115 poços tubulares pesquisados, apenas 7% apresentam valores de sólidos totais dissolvidos (STD) menores que 1000 mg/L e 20% produzem vazões abaixo de 0,30 m³/h. O presente trabalho visa , através de modelo conceitual, apontar as influencias dos fatores na vazão e salinidade (representada pelo STD) dos aquíferos fraturados cristalinos do ABVB, com vista ao aprimoramento dos critérios de prospecção das águas subterrâneas nessa região. São os seguintes os principais fatores: clima, vegetação, hidrografia, relevo, cobertura (sedimentar e regolito), litologia, diques e veios, geotectônica, geoestrutural, profundidades dos poços e das entradas de água.

Como Citar
Batista Matos de Andrade, J., & Bastos Leal, L. R. (2017). MODELO HIDROGEOLÓGICO CONCEITUAL DOS FATORES INFLUENTES NA VAZÃO E SALINIDADE DOS AQUÍFEROS FRATURADOS CRISTALINOS DO ALTO DA BACIA DO RIO VAZABARRIS, REGIÃO DE UAUÁ, BAHIA, BRASIL. Águas Subterrâneas. https://doi.org/10.14295/ras.v0i0.28791