AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ÁGUA DOS POÇOS TUBULARES UTILIZADOS PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA (RS)

Publicado
2017-03-20

    Autores

  • Tuane de Oliveira Dutra UFRGS
  • Pedro Antonio Roehe Reginato UFRGS
  • Marcos Imério Leão UFRGS
  • Gustavo Barbosa Athayde UFRGS
  • Márcio André Klein Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN)
  • Rosana Alves Paim UFRGS

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma avaliação da produção de água dos 15 poços utilizados pela Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN, no munícipio de Carlos Barbosa (RS), que é abastecida exclusivamente por águas subterrâneas, captadas do Sistema Aquífero Serra Geral. No município há 4 reservatórios (R1, R2, R3 e R4), sendo o reservatório R4 abastecido pelo R2, desta forma os poços estudados foram divididos em 3 grupos e a análise foi feita por reservatório. Os dados evidenciaram que a demanda está sendo distribuída de forma desigual nos três grupos de poços. Além disso, o grupo de poços responsável pelo abastecimento do reservatório R1, demostrou que atualmente possui dificuldades em atender a demanda existente, operando com valores de volume médios mensais acima do projetado na maioria dos poços desse grupo.

Como Citar
de Oliveira Dutra, T., Roehe Reginato, P. A., Imério Leão, M., Barbosa Athayde, G., Klein, M. A., & Alves Paim, R. (2017). AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ÁGUA DOS POÇOS TUBULARES UTILIZADOS PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA (RS). Águas Subterrâneas. https://doi.org/10.14295/ras.v0i0.28739