MÉTODO GEOELÉTRICO - POTENCIAL INSTRUMENTO PARA AUXÍLIO DA GESTÃO DO SOLO E DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS: ESTUDOS DE CASO, ALAGOINHAS, BAHIA.

Publicado
2017-03-20

    Autores

  • Rogério de Jesus Porciúncula Universidade Federal da Bahia
  • Olivar Antônio Lima de Lima Universidade Federal da Bahia
  • Luiz Rogério Bastos Leal Universidade Federal da Bahia

Resumo

Dois estudos de caso hidrogeofísicos realizados no município de Alagoinhas/BA de aplicação do método eletrorresistivo são apresentados como potenciais exemplos para fomento da adoção dessa metodologia não invasiva como instrumento de gestão do solo e das águas subterrâneas, a saber: (i) um estudo regional (Estudo de caso 01), constituído por 62 sondagens elétricas verticais (SEVs) distribuídas ao longo das principais vias do município, que possibilitou inferir que o sistema aquífero da região é composto por duas unidades: uma superior livre e outra inferior semiconfinada. Favoreceu também à identificação de anomalias atribuídas a possíveis contaminações oriundas de atividades urbanas, industriais, agropastoris, dentre outras; e (ii) um estudo de detalhe (Estudo de caso 02) constituído por 56 SEVs levantadas no entorno de um autoposto e de uma salgadeira contíguos a um poço tubular, que permitiu caracterizar o meio hidrogeológico e identificar duas plumas de contaminação: uma rasa relacionada às atividades da salgadeira; e outra que se estende a profundidades superiores a 110 m, inclinada para SE, com dimensões máximas de 850x600 m, relacionada às atividades do autoposto. A mesma ainda não atingiu o poço tubular que está a 550 m a NE.

Como Citar
de Jesus Porciúncula, R., Lima de Lima, O. A., & Bastos Leal, L. R. (2017). MÉTODO GEOELÉTRICO - POTENCIAL INSTRUMENTO PARA AUXÍLIO DA GESTÃO DO SOLO E DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS: ESTUDOS DE CASO, ALAGOINHAS, BAHIA. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28709