O que são poços? um panorama das terminologias utilizadas para captações de águas subterrâneas

Publicado
2017-03-20
Palavras-chave: Tubular wells. Hand dug wells. Terminology of wells. Poços tubulares. Poços escavados. Terminologias de poços.

Resumo

Os avanços dos estudos de hidrologia subterrânea muitas vezes deixam de lado alguns conceitos essenciais e básicos referentes à área de conhecimento. As unidades de captações de águas subterrâneas, também conhecidas como poços, recebem diversas denominações nos mais diversos estudos e pesquisas em regiões distintas. Palavras como artesiano, freático, dentre outras, correlatas com os estudos com águas subterrâneas, são muitas vezes utilizadas de forma errônea na literatura existente. A falta de uma padronização de termos pode gerar dificuldades na interpretação dos dados em determinadas situações por causa da diferenciação das linguagens e, consequentemente, falta de compatibilidade entre banco de dados. Este trabalho objetiva traçar um panorama das terminologias utilizadas para denominar as unidades de captação de águas subterrâneas e, com isso, gerar uma discussão sobre a uniformização de uma nomenclatura única. A metodologia adotada na execução deste estudo foi realizada basicamente através da análise de trabalhos anteriores. Foi verificado que o assunto da “falta de uma padronização” já foi abordado por outros pesquisadores, porém a ausência de uma nomenclatura específica para as unidades de captação de águas subterrâneas continua existindo.

Como Citar
Vasconcelos, M. B. (2017). O que são poços? um panorama das terminologias utilizadas para captações de águas subterrâneas. Águas Subterrâneas, 31(2), 44–57. https://doi.org/10.14295/ras.v31i2.28666