Uso de sistema de informação geográfica para a determinação da vulnerabilidade à contaminação de aquíferos fraturados: Bacia Hidrográfica do Rio São Domingos – São José de Ubá/RJ

Luana Alves Lima, Gerson Cardoso da Silva Junior, Juliana Magalhâes Menezes, Mirian Cristina Oliveira Costa

Resumo


A Bacia Hidrográfica do Rio São Domingos (BHRSD), localizada no Município de São José de Ubá, na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, é uma das porções do Estado situadas em terrenos cristalinos que são periodicamente afetadas pela escassez de recursos hídricos superficiais. O objetivo da pesquisa, a definição de um modelo de vulnerabilidade geral para os aquíferos fraturados, foi pautado na necessidade de proteção dos recursos hídricos subterrâneos da BHRSD. Por esta razão a BHRSD foi selecionada para esse estudo, pois apresenta características como dependência dos recursos hídricos subterrâneos em um substrato cristalino e severidade das secas recorrentes. A metodologia aplicada para avaliação da vulnerabilidade englobou as seguintes variáveis: densidade de lineamentos estruturais, litologia do aquífero, declividade, recarga e profundidade do topo do aquífero. Essas variáveis foram ponderadas de acordo com a sua influência na vulnerabilidade, a partir de uma análise multicritério, e incorporadas no BDG (Banco de Dados Geográficos). O SIG (Sistema de Informação Geográfica) mostrou-se uma útil ferramenta para o cálculo das classes de vulnerabilidade. Os resultados indicam que o método empregado foi adequado na avaliação da vulnerabilidade para os aquíferos fraturados da BHRSD, podendo ser aplicado a regiões que apresentem aspectos fisiográficos análogos, por indicar tendências próximas da realidade de campo. As classes de vulnerabilidade predominantes na BHRSD variam de moderada a muito alta, indicando a fragilidade dos sistemas aquíferos fraturados na região, que necessitam de um planejamento do uso e gestão adequada dos seus recursos.


Palavras-chave


Vulnerabilidade. Aquíferos Fraturados. Bacia Hidrográfica do Rio São Domingos. Sistemas de Informação Geográfica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14295/ras.v31i3.28661

_____________________________________________________________________

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes. Os artigos aceitos e finalizados são publicados em forma contínua e organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um. 

A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.

A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação. 


DISCLAIMER: Os suplementos de anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais. Além disso, por serem anais de eventos, não é necessária e não será apresentada a numeração de páginas. Devem ser citados como anais de eventos somente, sem referência a este periódico.

 

 
É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.
 
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
eISSN 2179-9784 (eletrônico)
ISSN 0101-7004 (impresso)

Filiada:
 

Licença Creative Commons
Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.


Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.