Vulnerabilidade dos Aquíferos Cársticos Sapucari e Maruim, bacia sedimentar de Sergipe-Alagoas

Publicado
2016-10-11
Palavras-chave: EPIK. Vulnerability. Karst Aquifers. Sergipe-Alagoas Basin. Epik. Vulnerabilidade. Aquíferos Cársticos. Bacia Sergipe-Alagoas.

    Autores

  • Daniela Dantas de Menezes Ribeiro Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Geologia
  • Sergio Augusto de Morais Nascimento Universidade Federal da Bahia Professor Associado I
  • Antonio Jorge Vasconcellos Garcia Universidade Federal de Sergipe Professor Adjunto- Núcleo de Geologia

Resumo

Os aquíferos cársticos Sapucari e Maruim são importantes reservas hídricas, responsáveis pelo abastecimento dos municípios de sua abrangência e da grande Aracaju/SE. Os aquíferos cársticos possuem interesse notável, uma vez que as rochas carbonáticas ocupam extensas áreas, com características hidrológicas distintas de grande importância por suas reservas, vazões e qualidade da água. O trabalho teve como objetivo gerar o mapa de vulnerabilidade à contaminação dos aquíferos cársticos com aplicação do método EPIK e identificar áreas suscetíveis à contaminação das suas águas. Este método considera 4 parâmetros: Desenvolvimento de Epicarste (E); Importância da Cobertura de Proteção (P); Condições de Infiltração (I); e Desenvolvimento de rede Cárstica (C). As classes de vulnerabilidade apresentadas com a aplicação do método EPIK foram: muito alta, alta e moderada. As áreas com ocorrências de cavernas e feições cársticas como karrens e dolinas apresentaram os maiores valores de vulnerabilidade. As principais atividades potencialmente contaminantes identificadas na área foram: cultivos agrícolas, exploração mineral do calcário, indústria petroquímica, aglomerados urbanos, postos de gasolina e presença dos campos petrolíferos. Dados qualitativos de águas subterrâneas indicaram a presença de contaminação por óleos e graxas em dois poços nos municípios de Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro oriunda de postos de combustíveis, entre outros.

Como Citar
Ribeiro, D. D. de M., Nascimento, S. A. de M., & Garcia, A. J. V. (2016). Vulnerabilidade dos Aquíferos Cársticos Sapucari e Maruim, bacia sedimentar de Sergipe-Alagoas. Águas Subterrâneas, 30(3), 375–393. https://doi.org/10.14295/ras.v30i3.28634