Modelo hidrogeológico conceitual do sistema aquífero Urucuia centro-ocidental, Brasil

Publicado
2017-01-10
Palavras-chave: Urucuia Aquifer System. Geophysical well logs. Conceptual hydrogeologic model. Sistema Aquífero Urucuia. Perfis geofísicos de poços. Modelo hidrogeológico conceitual.

    Autores

  • Natanael da Silva Barbosa Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0003-0923-6266
  • Luiz Rogério Bastos Leal Universidade Federal da Bahia
  • José de Castro Mello Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia
  • Marco Antônio Lima Peixinho Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia
  • Cristovaldo Bispo dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Rafael Lima dos Santos Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Natali da Silva Barbosa Universidade Federal da Bahia

Resumo

O Sistema Aquífero Urucuia (SAU) representa um conjunto de aquíferos inter-relacionados associados às rochas sedimentares do Grupo Urucuia. Cinco perfis geofísicos de poços foram interpretados e subsidiaram a elaboração do modelo hidrogeológico conceitual. Três eletrofácies são identificadas: (i) substrato regional do Grupo Bambuí; (ii) sistema eólico da Formação Posse e; (iii) sistema fluvial entrelaçado da Formação Serra das Araras segmentados por níveis tabulares de arenitos maciços e silicificados. No contexto hidrogeológico, a posição estratigráfica dos níveis de arenitos silicificados em relação àquelas do nível freático regional condiciona a ocorrência de aquíferos não-confinados quando disposto acima, e um sistema aquífero-aquitarde-aquífero quando abaixo. Nesse contexto, o aquífero confinado inferior apresenta cargas hidráulicas maiores do que as verificadas no livre sobrejacente. Os horizontes de arenitos silicificados funcionam como aquitardes e dispõem-se mais profundos e espessos na porção centro-ocidental. Adicionalmente, os valores da porosidade efetiva e coeficiente de armazenamento variam entre 10-2 a 10-1 e 10-4. Já as transmissividades variam entre 10-4 a 10-6 e 10-3 m2/s para os subtipos não-confinado e confinado, respectivamente. No extremo ocidental, o SAU exibe poços cujos níveis estáticos são profundos (acima de 100 m) como consequência de um divisor de água subterrânea na bacia hidrogeológica. Em geral, os rebaixamentos produzidos, após os ensaios de bombeamento dos poços, diminuem progressivamente em direção à porção centro-ocidental do SAU, aliado a um aumento da capacidade específica dos poços, da espessura saturada e da potencialidade hidrogeológica.

Como Citar
Barbosa, N. da S., Leal, L. R. B., Mello, J. de C., Peixinho, M. A. L., dos Santos, C. B., Santos, R. L. dos S., & Barbosa, N. da S. (2017). Modelo hidrogeológico conceitual do sistema aquífero Urucuia centro-ocidental, Brasil. Águas Subterrâneas, 31(1), 1–19. https://doi.org/10.14295/ras.v31i1.28524