CARACTERIZAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO AQUÍFERO JANDAÍRA EM SUBSÍDIO AO PROGRAMA ÁGUA DOCE NO RIO GRANDE DO NORTE (PAD/RN)

Publicado
2015-02-25

    Autores

  • Alexandre Endres Marcon Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte
  • Carlos Alberto Martins Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte
  • Paula Stein Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte

Resumo

A escassez de água no semiárido brasileiro, e a ocorrência de águas salinas e salobras na maioria dos poços, fizeram com que o Governo Federal (MMA) e o estadual (SEMARH/RN) formulassem o Programa Água Doce (PAD/RN), visando distribuir água potável para o consumo humano através da utilização de tecnologias para dessalinização da água subterrânea no estado do RN. O monitoramento das águas e a caracterização hidrogeoquímica dos aquíferos são cruciais para fornecimento de água de qualidade e para manutenção da sustentabilidade ambiental. Teores elevados de contaminantes hídricos podem representar riscos à saúde humana, causar sérios impactos negativos e comprometer os ecossistemas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade hidrogeoquímica e caracterizar as água dos poços do aquífero Jandaíra/RN. As coletas da água subterrânea foram realizadas em poços de diversos municípios na Bacia Potiguar/RN. Os resultados hidrogeoquímicos indicaram a predominância de águas subterrâneas cloretadas bicarbonatadas cálcicas nesses poços e a presença de parâmetros com teores acima do permitido pela legislação brasileira às águas potáveis de abastecimento humano.

Como Citar
Marcon, A. E., Martins, C. A., & Stein, P. (2015). CARACTERIZAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO AQUÍFERO JANDAÍRA EM SUBSÍDIO AO PROGRAMA ÁGUA DOCE NO RIO GRANDE DO NORTE (PAD/RN). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28357