PROPOSIÇÃO DE MAPA DE VULNERABILIDADE DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS PARA MUNICÍPIO DE SENADOR CANEDO-GO, USANDO METODOLOGIA GOD.

Publicado
2015-02-24

    Autores

  • Diogo Coelho Crispim
  • José Vicente Granato Araújo Universidade Federal de Goiás
  • Nilson Clementino Ferreira Universidade Federal de Goiás

Resumo

As atividades antrópicas e a crescente expansão urbana têm provocado um profundo desgaste das águas superficiais e a busca de fontes alternativas de recursos hídricos. Observa-se desta forma a crescente preocupação da sociedade com a degradação das águas subterrâneas. A crescente utilização das águas subterrâneas para abastecimento público e para outras atividades produtivas tem forçado os gestores a desenvolverem programas de preservação mais efetivos, bem como ações de remediação. Devido aos elevados custos envolvidos em ambas as atividades, a remediação se torna prioritária. A definição da vulnerabilidade das águas subterrâneas à contaminação considera o conjunto de características físicas, químicas e biológicas da zona não saturada e/ou da áreas confinantes que, juntas, controlam a chegada do contaminante ao aquífero. O município de Senador Canedo é a unidade de controle utilizada no estudo. Consiste em um município pertencente à região metropolitana de Goiânia, capital do estado de Goiás, sendo considerado um grande polo de armazenamento petroquímico do Centro-Oeste do Brasil. O mapa de vulnerabilidade proposto possibilita a exploração consciente e preservação do aquífero, verificando a existência de áreas de baixa e insignificante vulnerabilidade no município, as quais favorecem a ocupação sem afetar a qualidade da água subterrânea, mas também orienta a ocupação por possuir extensas áreas de vulnerabilidade média, aproximadamente 63%.

Como Citar
Crispim, D. C., Araújo, J. V. G., & Ferreira, N. C. (2015). PROPOSIÇÃO DE MAPA DE VULNERABILIDADE DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS PARA MUNICÍPIO DE SENADOR CANEDO-GO, USANDO METODOLOGIA GOD. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28342