MODELAGEM DE TRANSPORTE REATIVO PARA GERAÇÃO DE DRENAGEM ÁCIDA EM PILHA DE ESTÉRIL NA MINA OSAMU UTSUMI (MINAS GERAIS - BRASIL)

Publicado
2015-02-20

    Autores

  • Henrique T. G. Guerzoni Golder Associates
  • Chuanhe Lu Eberhard Karls Universität Tübingen
  • Gustavo F. Morais Industrias Nucleares do Brasil
  • Heraldo Rangel Industrias Nucleares do Brasil
  • Olaf A. Cirpka Eberhard Karls Universität Tübingen

Resumo

Um modelo de transporte reativo foi desenvolvido com intuito de entender a evolução hidrogeoquímica de geração de drenagem ácida de minas (DAM) para o Bota Fora 4 (BF-4) na Mina Osamu Utsumi. O código numérico TOUGHREACT foi utilizado para a geração do modelo bidimensional representado uma seção típica do BF-4. O fluxo dentro da pilha foi considerado como em regime estacionário e os processos geoquímicos foram simulados por um período de 30 anos. Os valores obtidos pelo modelo para carga hidráulica, pH e concentração das principais espécies químicas não reativas relacionadas à DAM equipararam-se àquelas medidas em pontos de observação. O modelo de fluxo indicou que a maior parte do BF-4 encontra-se na zona vadosa, onde baixas velocidades resultam em longo tempo de residência indicando a importância desta zona para os processos geoquímicos. Simulações indicaram que apenas 0,5% da massa inicial de pirita foi consumida o que implica no fato do processo de DAM ter potencial para perdurar por longo tempo. O pH diminui com a profundidade e observa-se um aumento da concentração ao longo do tempo para a maior parte das espécies químicas indicando que o equilíbrio químico na pilha ainda não foi atingido.

Como Citar
Guerzoni, H. T. G., Lu, C., Morais, G. F., Rangel, H., & Cirpka, O. A. (2015). MODELAGEM DE TRANSPORTE REATIVO PARA GERAÇÃO DE DRENAGEM ÁCIDA EM PILHA DE ESTÉRIL NA MINA OSAMU UTSUMI (MINAS GERAIS - BRASIL). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28281