INVESTIGAÇÃO SOBRE USOS PREPONDERANTES E QUALIDADE DA ÁGUA EM POÇOS PARTICULARES – ESTUDO DE CASO EM CRUZ DAS ALMAS (BA)

Publicado
2015-02-19

    Autores

  • Rosa Alencar Santana de Almeida Universidade Federal do Recôncavo da Bahía - UFRB
  • Cláudia Silva Lopes Leal Universidade Federal do Recôncavo da Bahía - UFRB
  • Mariana Lopes Bastos Universidade Federal do Recôncavo da Bahía - UFRB

Resumo

O índice de atendimento com rede de água do município de Cruz das Almas (BA) abrange 100,0% da população urbana e 86,9% da população total (SNIS, 2013). São números significativos. Mesmo assim, verifica-se a presença de poços particulares, atendendo parte das demandas de água. O trabalho investigou os motivos pelos quais tal prática vem sendo adotada, e avaliou a qualidade da água e os usos predominantes dos poços, em dois bairros. Na primeira etapa, a pesquisa foi realizada no Bairro INOCOOP, observando-se que a maioria dos usuários escolheu a solução alternativa por falta de opção. Em 2014, a investigação foi estendida ao Bairro Ana Lúcia. Nas duas campanhas foram realizadas entrevistas com os moradores, e análises de parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos que caracterizam a qualidade da água. Os resultados mostram que a qualidade da água dos poços está em desacordo com o estabelecido pela portaria de potabilidade vigente, de modo que seu uso, para fins nobres, pode acarretar em riscos a saúde humana. Outro aspecto revelado na investigação foi que a água subterrânea vem sendo utilizada para consumo humano e que a maioria dos usuários está insatisfeita com os serviços prestados pela operadora de serviços.

Como Citar
de Almeida, R. A. S., Leal, C. S. L., & Bastos, M. L. (2015). INVESTIGAÇÃO SOBRE USOS PREPONDERANTES E QUALIDADE DA ÁGUA EM POÇOS PARTICULARES – ESTUDO DE CASO EM CRUZ DAS ALMAS (BA). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28273