VALORAÇÃO ECONÔMICA DOS SERVIÇOS AMBIENTAIS EM UNIDADE DE PROTEÇÃO INTEGRAL – ESTUDO DE CASO DO MONUMENTO NATURAL DA MÃE D ÁGUA, SERRA DA MOEDA, BRUMADINHO/ MG: ENFOQUE RECURSOS HÍDRICOS.

Publicado
2015-02-19

    Autores

  • Anderson Silva de Aguilar Secretaria de Meio Ambiente de Betim/MG Faculdade Pitágoras em Betim
  • Joel Dias da Silva FURB

Resumo

Dotar os recursos naturais de valor econômico é uma ferramenta para o poder público para adoção de propostas públicas de preservação e perpetuidade dos recursos naturais, principalmente a produção de água para o abastecimento público. Desta forma, este trabalho apresenta a valoração econômica ambiental, através do método do Valor Econômico do Recurso Ambiental – VERA, cálculo da vazão total e cálculo do valor de Perda de Bens Ambientais – VPBA; precificando a produção de água e as funções ecossistêmicas realizadas pela Unidade de Proteção Integral. Os resultados obtidos apontam valores de 7,2 Bilhões de reais pela preservação da Unidade, produção total de água em 18 milhões de m3/ano e propõem políticas públicas para assegurar a conservação ambiental. Este trabalho não esgota o assunto, alias, cria novas perspectivas para valorações econômicas ambientais futuras.

Como Citar
de Aguilar, A. S., & da Silva, J. D. (2015). VALORAÇÃO ECONÔMICA DOS SERVIÇOS AMBIENTAIS EM UNIDADE DE PROTEÇÃO INTEGRAL – ESTUDO DE CASO DO MONUMENTO NATURAL DA MÃE D ÁGUA, SERRA DA MOEDA, BRUMADINHO/ MG: ENFOQUE RECURSOS HÍDRICOS. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28252