Caracterização da condutividade hidráulica saturada e direcional em xisto por meio de ensaios em laboratório

Elias Isler, Miguel Angel Alfaro Soto, Chang Hung Kiang

Resumo


Neste estudo verificou-se a condutividade hidráulica saturada e direcional em micaxisto alterado do Complexo Embu na região de Mauá/SP. Para tanto foram realizados ensaios em laboratório em amostras indeformadas utilizando-se permeâmetros de carga constante, com aplicação de pressão para sucessivos incrementos de gradiente hidráulico, além de análises de granulometria, determinação do grau de saturação, e teste de adsorção do azul de Metileno, para caracterização da rocha investigada. A rocha estudada é composta por cristais de tamanho que variam entre silte, argila e areia, com predomínio das frações silte e areia fina, com ausência de argilas expansivas. Os resultados da condutividade hidráulica, na ordem de 10-09 m/s, indicaram uma condição aparentemente isotrópica em uma rocha fortemente anisotrópica, pelo menos em gradientes hidráulicos mais altos. Entretanto, para gradientes hidráulicos mais baixos, verifica-se uma aparente anisotropia, visto que as respostas das amostras em diferentes direções dependeram diretamente do gradiente hidráulico aplicado. Os dados experimentais demonstram que as amostras com maior grau de saturação exigiram os menores gradientes hidráulicos para que o fluxo de água ocorresse através das amostras, e coincidem com o paralelismo existente entre o sentido do fluxo e a direção dos planos da foliação. Por outro lado, amostras com menor grau de saturação exigiram os maiores gradientes hidráulicos para ocorrência de fluxo contínuo, e coincidem com os maiores ângulos entre o sentido do fluxo e a direção dos planos da foliação.

Palavras-chave


Anisotropia. Permeâmetro de Carga Constante. Condutividade Hidráulica Direcional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ras.v30i1.28235

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


_____________________________________________________________________

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
e-ISSN 2179-9784 (eletrônico)

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.

 

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes.

Os artigos aceitos e finalizados são publicados de forma contínua  organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um.
 
A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.
 
A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação.

DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.

Métricas

       

A Revista Águas Subterrâneas é filiada às seguintes Bases de Dados/Portais: 




 
Licença Creative Commons

Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.