Uso da ferramenta Feflow para simular as condições de fluxo de um aqüífero não confinado antes e depois da construção de um canal de drenagem na região de São João da Barra, RJ.

Publicado
2011-01-22

    Autores

  • Jayme de Paula Filho Soilution Hidrogeologia e Consultoria Ambiental Ltda
  • Raquel Q. Velloso PUC-Rio
  • Eurípedes A. Vargas Junior PUC-Rio
  • Joao Paulo Castagnolli

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal compreender, apresentar e reproduzir as condições de fluxo subterrâneo atual e posterior à instalação de um canal de drenagem na como resultado das obras de um complexo industrial na região região de São João da Barra, RJ. A importância do estudo do fluxo subterrâneo em aquiferos livres e rasos evidencia-se com relação às características de vulnerabilidade a processos de contaminação. A reduzida espessura da zona não saturada dos aquiferos costeiros facilita o transporte de poluentes que possam atingir as águas subterrâneas.

Como Citar
de Paula Filho, J., Velloso, R. Q., Vargas Junior, E. A., & Castagnolli, J. P. (2011). Uso da ferramenta Feflow para simular as condições de fluxo de um aqüífero não confinado antes e depois da construção de um canal de drenagem na região de São João da Barra, RJ. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28161