APLICAÇÃO DO MÉTODO DE SONDAGENS ELÉTRICAS VERTICAIS NA AVALIAÇÃO DA RESISTIVIDADE DA SUBSUPERFÍCIE EM ÁREA DE CULTIVO DE EUCALIPTO (Eucalyptus grandis)

Publicado
2011-01-20

    Autores

  • Tarcilo David Lôbo Galvão UFBA Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola
  • Milton José Porsani UFBA

Resumo

Esse trabalho teve como finalidade avaliar as águas subterrâneas em área de cultivo de eucalipto, na tentativa de contribuir para a discussão clássica que envolve as relações entre as plantações florestais e a água. Foi aplicado o método geofísico da eletrorresistividade e o ensaio de campo foi desenvolvido em uma área de cultivo de eucalipto em duas distintas fases de desenvolvimento, sendo que o perfil foi caracterizado por meio da realização de 9 (nove) sondagens elétricas verticais, utilizando-se o arranjo Schlumberg. Os dados foram medidos com o equipamento SYSCAL-PRO e para a distribuição dos valores de resistividade calculada na subsuperfície do solo fez-se a inversão dos dados utilizando-se o software RES1DINV.EXE. Os resultados são apresentados por meio do ArcMap, versão 9.0. Observou-se que na região central do perfil apresentam-se os valores mais altos da resistividade calculada, traduzindo-se pelo maior nível de déficit hídrico e a anomalia observada é acentuada até a profundidade média de aproximadamente 35 (trinta e cinco) metros.

Como Citar
Galvão, T. D. L., & Porsani, M. J. (2011). APLICAÇÃO DO MÉTODO DE SONDAGENS ELÉTRICAS VERTICAIS NA AVALIAÇÃO DA RESISTIVIDADE DA SUBSUPERFÍCIE EM ÁREA DE CULTIVO DE EUCALIPTO (Eucalyptus grandis). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/28111