Avaliação Hidrogeológica do Sistema Aquífero Parecis na Cidade de Sinop – MT e seu Entorno

Cassiana Lussi

Resumo


A área deste trabalho envolve a região da cidade de Sinop, no centro norte do estado de Mato Grosso, onde o principal reservatório de água é subterrâneo. O abastecimento público e as atividades econômicas dependem exclusivamente dessas águas e seus conhecimentos são limitados. Neste cenário este estudo tem como objetivo geral fazer a caracterização hidrogeológica do Sistema Aquífero Parecis na região de Sinop – MT. Foram estimadas a espessura e profundidade ao topo das unidades geológicas que ocorrem na área, foram determinados os parâmetros hidrodinâmicos dos aquíferos Utiariti e Salto das Nuvens e estimadas as reservas de águas subterrâneas do Sistema Aquífero Parecis (SAP). Para estimar a espessura e profundidade ao topo foi utilizando a técnica de sondagem elétrica vertical (SEV), com abertura máxima de AB/2 de 1.000m. Foram realizadas vinte SEV, cujos resultados mostram que a cobertura pedológica tem espessura variando de 1,6 m a 6,0 m. A Formação Utiariti tem espessura média de 76m e profundidade média ao topo de 4,3m. A Formação Salto das Nuvens tem espessura média de 195 m e profundidade ao topo de 81 m. Os parâmetros hidrodinâmicos estimados para o Aquífero Utiariti são: transmissividade de 2,65x10-2m²/s, condutividade hidráulica de 3,49x10-4m e coeficiente de armazenamento de 3,54x10-3. A capacidade específica para os poços do SAP varia de 1,06m²/h a 4,17m²/h. As reservas de água subterrânea estimadas para o SAP foram: permanente de 226,9x108m³, reguladora de 18,58x107m³/ano, total de 228,74x108m³ e explotável de 4,6x107m³/ano. A potencialidade do SAP é de 32,3x107m³/ano. Estes dados mostram que o SAP é um bom sistema aquífero capaz de suprir grande explotações de água. Os resultados deste trabalho contribuem para o melhor conhecimento hidrogeológico da área, para a elaboração de plano de gestão das águas subterrâneas e para a avaliação de vulnerabilidade e risco à contaminação dessas águas.

Texto completo:

PDF


_____________________________________________________________________

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes. Os artigos aceitos e finalizados são publicados em forma contínua e organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um. 

A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.

A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação. 


DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

  

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.
 

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
eISSN 2179-9784 (eletrônico)
ISSN 0101-7004 (impresso)

Filiada:
 

Licença Creative Commons
Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.


Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.