DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DE POÇOS TUBULARES ASSOCIADOS À AQUÍFEROS FRATURADOS NA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS)

Publicado
2012-01-10

    Autores

  • PEDRO ANTONIO ROEHE REGINATO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • MARCOS IMÉRIO LEÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • FERNANDO PONS DA SILVA JUPER Indústria Mecânica Ltda
  • CARLOS ALVIN HEINE Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN)

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento do Sistema Integrado de Gerenciamento de Águas Subterrâneas e dos Cavaletes de Monitoramento que são equipamentos empregados no monitoramento de poços tubulares. Esses sistemas permitem a coleta, o armazenamento e a transmissão de informações hidrogeológicas como níveis de água, rebaixamento, capacidade específica, volume explotado, tempo de bombeamento, vazão, pH e condutividade elétrica. Esses equipamentos foram instalados num poço piloto, sendo que os resultados obtidos foram satisfatórios e comprovaram a eficiência da utilização do sistema na gestão da água subterrânea.

Como Citar
ROEHE REGINATO, P. A., IMÉRIO LEÃO, M., PONS DA SILVA, F., & ALVIN HEINE, C. (2012). DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DE POÇOS TUBULARES ASSOCIADOS À AQUÍFEROS FRATURADOS NA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/27639