GEOESTATÍSTICA E GEOQUÍMICA DOS METAIS TRAÇOS NA ÁGUA DE FONTES NATURAIS NO MUNICÍPIO DE SALVADOR - BAHIA, BRASIL.

Publicado
2013-11-04
Palavras-chave: Qualidade da água, hidroquímica, análise estatística multivariada, águas urbanas poluídas.

    Autores

  • Ana Carolina Ribeiro da Silva Programa de Pós-graduação Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências. Rua Barão de Geremoabo, Instituto de Geociências, Sala 304-A, Ondina, 40170-115 - Salvador, BA - Brasil.
  • Joil José Celino Programa de Pós-graduação Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências. Rua Barão de Geremoabo, Instituto de Geociências, Sala 304-A, Ondina, 40170-115 - Salvador, BA - Brasil.
  • Juan Carlos Rossi Alva Universidade Católica do Salvador, Superintendência de Pesquisa e Pós Graduação, Laboratório de Estudos em Meio Ambiente. Av. Prof. Pinto de Aguiar, 2589 - Centro de Ensino I – LEMA, Patamares. 41740-090 - Salvador, BA - Brasil
  • Marcio de Jesus Silva Pós-graduação em Geociências, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Resumo

Este estudo investiga os processos naturais e antrópicos que influenciam a composição química das águas superficiais no Município de Salvador (Bahia, Brasil), utilizando técnicas estatísticas multivariadas. Um total de 13 amostras de superfície foi coletado entre 2010 e 2011 durante a estação chuvosa, a partir de 13 fontes naturais e analisadas por suas propriedades físico-químicas e metais traços constituintes. Os dados químicos gerados foram submetidos à Análise de Componentes Principais (ACP) / Análise Fatorial (AF) e Análise Hierárquica por Agrupamento (AHA). ACP é um procedimento para reduzir a redundância de dados, enquanto AF estabelece a relação geral entre as variáveis. AHC é usado para detectar similaridade espacial entre locais de amostragem. Os resultados indicam três processos ou fatores dominantes para as águas superficiais que explicaram 52,38% da variância no conjunto de dados. A análise de agrupamento revelou uma distribuição espacial aleatória dos componentes químicos investigados. Isto é consistente com a natureza multiuso do uso da terra na área de estudo. As múltiplas fontes naturais e antropogênicas indicados por este estudo, e a distribuição assistemática mostra que o adequado planejamento de uso da terra e implementação das atuais leis ambientais é fundamental nesta região, a fim de ter eficaz gestão dos recursos hídricos.

Como Citar
da Silva, A. C. R., Celino, J. J., Alva, J. C. R., & Silva, M. de J. (2013). GEOESTATÍSTICA E GEOQUÍMICA DOS METAIS TRAÇOS NA ÁGUA DE FONTES NATURAIS NO MUNICÍPIO DE SALVADOR - BAHIA, BRASIL. Águas Subterrâneas, 27(3). https://doi.org/10.14295/ras.v27i3.27405