ESTUDOS GEOELÉTRICOS/HIDROGEOLÓGICOS DA ZONA COSTEIRA DA BACIA DO RIO CAUÍPE, CAUCAIA, CEARÁ, BRASIL

Publicado
2000-09-11

    Autores

  • José Márcio Lins Marinho UFC
  • Sônia Maria Silva Vasconcelos UFC

Resumo

Foram executadas 39 sondagens elétricas e 28 pontos de água foram investigados para condutividade elétrica e nível estático na região costeira da Bacia Hidrográfica do Rio Cauípe, Município de Caucaia, Ceará, compreendendo cerca de 103 km2.
Os resultados da interpretação integrada dos dados geoelétricos e hidrogeológicos revelaram que ocorre na área um aqüífero freático superficial, composto por diferentes formações, desde manto de intemperismo sobre o substrato gnáissico migmatítico, até sedimentos areno-argilosos da Formação Barreiras e areia de dunas. As espessuras saturadas variam de quase zero ao sul da área até cerca de 35 m nas encostas do vale e na planície litorânea. Um forte gradiente no mapa de condutividade, com valores variando de 400 a 1000 mS/cm, sugere uma divisão das contribuições hidrogeológicas dos domínios sedimentar, do lado litorâneo, e cristalino, do lado interior. O mapa potenciométrico revela que existe um paleovale e que a lagoa do Banana encontra-se em um alto potenciométrico. Os solos da área estudada são arenosos, o que facilita a infiltração da água das precipitações. As possibilidades hidrogeológicas do domínio sedimentar na área são restritas. Sugere-se que as captações de água sejam feitas em locais onde se possa obter também a contribuição do aqüífero fissural.

Como Citar
Marinho, J. M. L., & Vasconcelos, S. M. S. (2000). ESTUDOS GEOELÉTRICOS/HIDROGEOLÓGICOS DA ZONA COSTEIRA DA BACIA DO RIO CAUÍPE, CAUCAIA, CEARÁ, BRASIL. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/23441