A IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Resumo
O monitoramento integrado das águas subterrâneas deve prover informações sobre a qualidade e dinâmica do aqüífero em relação às variações sazonais e efeitos antrópicos. No Estado de São Paulo, a CETESB opera uma rede de monitoramento de qualidade desde 1990, utilizando-se de poços tubulares de abastecimento para coleta de amostras de água. Além disso, está sendo implantada uma rede integrada de monitoramento de qualidade e quantidade, pela a CETESB em parceria com o CTH/DAEE, utilizando-se de poços piezométricos, instalados exclusivamente para esta função.
Este monitoramento integrado será fundamental para subsidiar as ações de controle da poluição ambiental e gestão deste recurso hídrico, e os resultados da rede de monitoramento de qualidade, obtidos de poços tubulares, nascentes e poços piezométricos possibilitarão o estabelecimento de Valores de Referência de Qualidade - VRQs por aqüíferos no Estado, subsidiando o enquadramento das águas subterrâneas, conforme as classes definidas na Resolução CONAMA 396/08.
As informações sobre a qualidade e o usos da água e capacidade de armazenamento, explotação e recarga dos aqüíferos são componentes essenciais para o entendimento, proteção e otimização do uso do recurso hídrico subterrâneo. Apesar disto, a questão do monitoramento das águas subterrâneas no Brasil ainda é insipiente.