ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DA URBANIZAÇÃO NA ÁREA DE RECARGA DO AQÜÍFERO GUARANI EM RIBEIRÃO PRETO - SP

Publicado
2005-09-11
Palavras-chave: URBANIZAÇÃO - ÁGUAS SUBTERRÂNEAS - SUSTENTABILIDADE

    Autores

  • Flávia Olaia Machado
  • João Sérgio Cordeiro

Resumo

O presente trabalho trata de uma análise e caracterização da urbanização na área de recarga do Aqüífero Guarani na cidade de Ribeirão Preto - SP.
Tem como objetivo o levantamento da urbanização na área, quanto ao uso e ocupação do solo, identificando os possíveis impactos negativos existentes que possam comprometer em termos quantitativos e qualitativos este manancial subterrâneo.
Pretende-se com esta análise, posteriormente, propor medidas mitigadoras para os impactos detectados além de diretrizes quanto ao Parcelamento do solo na região de recarga do aqüífero que abrange 40% da cidade de Ribeirão Preto-SP. Visa a melhor qualidade ambiental e de vida à população e a preservação deste Recurso Hídrico, através da conscientização do Poder Público e da sociedade sobre a gravidade da redução dos estoques de água doce no planeta, o uso indiscriminado, a contaminação e a degradação dos mananciais subterrâneos e as conseqüências para o futuro próximo da humanidade.
Ribeirão Preto é totalmente abastecida por este manancial. Conforme o zoneamento ambiental da cidade de Ribeirão Preto, grande parte da cidade encontra-se sobre área de recarga do Aqüífero Guarani, onde também encontramos diversos impactos negativos gerados pelo uso e ocupação do solo nestas áreas de forma indevida e desordenada.

Como Citar
Machado, F. O., & Cordeiro, J. S. (2005). ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DA URBANIZAÇÃO NA ÁREA DE RECARGA DO AQÜÍFERO GUARANI EM RIBEIRÃO PRETO - SP. Águas Subterrâneas, (1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/23220