O AQÜÍFERO CAUÊ NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, QUADRILÁTERO FERRÍFERO, MG: PROCEDIMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE.

Publicado
2006-07-22
Palavras-chave: Quadrilátero Ferrífero, Aqüífero Cauê, Caracterização Hidrogeológica

    Autores

  • Maria A. A. Mourão
  • Celso de O. Loureiro
  • Fernando Flecha de Alkmim

Resumo

As formações ferríferas, hospedeiras do minério de ferro no Quadrilátero Ferrífero, figuram como um destacado recurso mineral e econômico e como aqüífero de grande potencial e de fundamental importância para a manutenção das condições ambientais e para o abastecimento urbano e doméstico. Os dados e estudos existentes demonstram que a caracterização hidrogeológica do aqüífero Cauê, associado à unidade geológica que contém as formações ferríferas, carece da compreensão e do conhecimento, de maneira mais global e integrada, dos diversos fatores condicionantes do fluxo e do armazenamento das águas subterrâneas naquele sistema. Considerando a grande complexidade geológica/hidrogeológica da área, um novo projeto de estudo foi concebido e está atualmente em execução, adotando métodos de pesquisa criteriosamente planejados, com o objetivo de elucidar algumas questões importantes relacionadas ao aqüífero, como, por exemplo: a variabilidade das propriedades hidrôdinâmicas em função da diversidade litológica, textural e petrográfica; as taxas de recarga; o comportamento das unidades limitantes de topo e de base; o papel das estruturas tectônicas; e, o tempo de residência e a origem das águas. Os resultados, ainda preliminares, têm apresentado respostas satisfatórias ao alcance dos objetivos da pesquisa.

Como Citar
A. A. Mourão, M., Loureiro, C. de O., & Flecha de Alkmim, F. (2006). O AQÜÍFERO CAUÊ NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, QUADRILÁTERO FERRÍFERO, MG: PROCEDIMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE. Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/23103