ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP QUALIDADE DA ÁGUA E SAÚDE PÚBLICA

Publicado
1998-07-25
Palavras-chave: Saúde Pública, Contaminação da Água, Água Subterrânea

    Autores

  • Fahad Moysés Arid UNESP
  • Sérgio Carlos S. Castro INSTITUTO ADOLFO LUTZ
  • Cecília Cristina M. dos Santos INSTITUTO ADOLFO LUTZ
  • Mituca Kaku INSTITUTO ADOLFO LUTZ
  • Regina Alexandre Silva INSTITUTO ADOLFO LUTZ
  • Nelson N. Gabriel SERVIÇO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Resumo

Novos contaminantes estão sendo adicionados, permanentemente, às águas de abastecimento, não havendo programas definidos de rigoroso controle de qualidade.
Nos últimos trinta anos, o abastecimento de água de São José do Rio Preto (SP) sofreu profundas mudanças, tendo a água subterrânea passado a ser boa fonte suplementar de água potável. No presente estudo, são analisados a natureza e o grau de contaminação bacteriológica e de contaminação química, bem com sua extensão no aqüífero. Análises químicas de amostras de águas de poços tubulares revelam elevação progressiva do teor de nitratos , tornando a água, de 15% dos poços, quimicamente não potáveis e impróprias para o consumo humano. Elevado percentual (cerca de 35%) já apresenta alterações químicas significativas. Falta de legislação apropriada, de planejamento e controle de qualidade, a inadequada perfuração de poços e a falta de informação do consumidor, são as principais causas da contaminação do aqüifero, colocando-se em risco a saúde da população.

Como Citar
Arid, F. M., Castro, S. C. S., Santos, C. C. M. dos, Kaku, M., Silva, R. A., & Gabriel, N. N. (1998). ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP QUALIDADE DA ÁGUA E SAÚDE PÚBLICA. Águas Subterrâneas, (1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/22305