ELETRORRESISTIVIDADE APLICADA NA REGIÃO DE BREJO SANTO - CEARÁ - BACIA DO ARARIPE

Publicado
1998-07-25
Palavras-chave: Geofísica, eletrorresistividade, hidrogeologia

    Autores

  • Mário Fracalossi Júnior CAGECE-Companhia de Água e Esgoto do Ceará
  • Nelson Ellert UFC

Resumo

Na região de Brejo Santo, situada dentro da Bacia do Araripe, foi empregado o método da eletrorresistividade em seus procedimentos de sondagem elétrica vertical (SEV) e caminhamento elétrico (CE). Os dados geofísicos indicam que a espessura dos sedimentos pode atingir 900 metros e indicam igualmente a presença de uma série de estruturas na forma de horst e gráben. Sob o ponto de vista de recursos hídricos subterrâneos, é uma área potencialmente interessante, considerando-se que as vazões específicas têm um valor médio de 6,72 m3/h/m e podem atingir até 26,54 m3/h/m.
A análise conjugada das SEV’s e CE’s permite definir um comportamento peculiar para o armazenamento de águas subterrâneas, em função variação lateral e vertical das unidades sedimentares, decorrente das variações no ambiente deposicional da Bacia e aos efeitos diastróficos causados durante a Reativação Wealdeniana (Almeida, 1969), mais especificamente no Estágio Rifte (Ponte, 1992).

Como Citar
Fracalossi Júnior, M., & Ellert, N. (1998). ELETRORRESISTIVIDADE APLICADA NA REGIÃO DE BREJO SANTO - CEARÁ - BACIA DO ARARIPE. Águas Subterrâneas, (1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/22279