FENDILHAMENTOS SATURADOS NO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM

Publicado
1998-07-25
Palavras-chave: fendilhamento, poço, quixeramobim

    Autores

  • Francisco de Assis Barreto SOHIDRA
  • Socorro Liduina Carvalho Costa SOHIDRA

Resumo

Este trabalho que teve como área alvo, o município de Quixeramobim, localizado na porção central do Estado do Ceará, Brasil, foi desenvolvido, a partir de dados de poços tubulares construídos, visando contribuir no aprimoramento do nível de conhecimento do aqüífero fissural. Para atingir as metas traçadas nos objetivos desta pesquisa, foi tirado uma relação estatística entre os fendilhamentos portadores de água, suas profundidades e vazões. Através do cruzamento destes dados foi possível concluir que 53,7%, ou seja, a maior freqüência de fendilhamentos portadores de água nos poços estudados, estão entre 10 e 30m de profundidade. 27,2% entre 30m e 50m, e o restante distribuído em intervalos com pouca freqüência, diminuindo consideravelmente com o aumento da profundidade.
Foi possível observar ainda que as melhores vazões, estão nos fendilhamentos de 30m a 50m, apresentando valores bem mais elevados que a média das vazões registradas na região.

Como Citar
Barreto, F. de A., & Costa, S. L. C. (1998). FENDILHAMENTOS SATURADOS NO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM. Águas Subterrâneas, (1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/22266