CONTAMINAÇÃO DO LENÇOL FREÁTICO SOB A ÁREA DO ATERRO DO JOCKEY CLUB, DISTRITO FEDERAL

Publicado
1998-07-25
Palavras-chave: Contaminação, Aqüífero freático, Aterro sanitário

    Autores

  • Sérgio Koide Universidade de Brasília
  • Ricardo Silveira Bernardes Universidade de Brasília

Resumo

O Aterro do Jockey Club, em uso a quase trinta anos, recebe a maior parte do lixo gerado no Distrito Federal, que tem sido disposto na área sob forma de aterro controlado, sem impermeabilização do fundo nem coleta do chorume, e muitas vezes sem cobertura superficial por longos períodos.
Estudos geológicos e geotécnicos da área e uma campanha de coleta de amostras de águas do lençol freático sob o aterro e nas áreas adjacentes permitiram uma análise preliminar da contaminação do lençol freático por efluentes do aterro.
A análise dos dados indicou como problemas potencialmente mais críticos a possível contaminação da água do lençol freático por chumbo e a possibilidade de percolação rápida através das camadas de solo saprolítico de quartzito, levando os efluentes do aterro a locais ainda não determinados.

Como Citar
Koide, S., & Bernardes, R. S. (1998). CONTAMINAÇÃO DO LENÇOL FREÁTICO SOB A ÁREA DO ATERRO DO JOCKEY CLUB, DISTRITO FEDERAL. Águas Subterrâneas, (1). Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/22251