AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA OCORRÊNCIA DE NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO (SP)

Publicado
2006-07-22
Palavras-chave: nitrato, Sistema Aquífero Guarani, qualidade da água subterrânea

    Autores

  • Luciana Martin Rodrigues Ferreira Instituto Geológico – IG/SMA
  • Mara Akie Iritani
  • Márcia Maria Nogueira Pressinotti
  • Cláudio Luis Dias
  • Dorothy Carmen Pinatti Casarini
  • Felipe Silva Silles

Resumo

O município de Ribeirão Preto é um pólo de desenvolvimento regional da porção nordeste do Estado de São Paulo. O abastecimento de água provém em 100% do Sistema Aqüífero Guarani e parte do município situa-se na área de afloramento deste aqüífero, onde a vulnerabilidade natural é elevada, indicando maiores riscos de contaminação.
O objetivo principal deste trabalho foi realizar uma avaliação, a partir de dados existentes, da ocorrência de nitrato nas águas subterrâneas do Sistema Aquífero Guarani no município de Ribeirão Preto. Foram obtidos resultados de análises químicas deste íon para os períodos secos e chuvosos dos anos de 1997 a 2001. A maior parte das amostras (60 a 90%) apresentou valores de nitrogênionitrato entre 0 e 1,0 mg/L. Somente em uma pequena proporção (2 a 5%) dos poços foram detectados teores acima de 5 mg/L de N-NO3-. Destes, apenas 1% apresentou problemas quanto à potabilidade para este parâmetro (valores acima de 10 mg/L de N-NO3-). Os valores mais elevados foram encontrados em poços localizados ao longo dos principais córregos da cidade, indicando que as águas superficiais são a possível fonte de contaminação.

Como Citar
Ferreira, L. M. R., Akie Iritani, M., Nogueira Pressinotti, M. M., Luis Dias, C., Pinatti Casarini, D. C., & Silva Silles, F. (2006). AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA OCORRÊNCIA DE NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO (SP). Águas Subterrâneas. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/22187