DELIMITAÇÃO CARTOGRÁFICA DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP’s) DE NASCENTES E CURSOS D’ÁGUA NA ÁREA URBANA DE CUIABÁ.

Publicado
2009-07-19
Palavras-chave: Áreas de Preservação Permanente - Recursos Hídricos - Urbanização

    Autores

  • Etiene Belique Covre Universidade Federal do Mato Grosso
  • Prudêncio Rodrigues de Castro Jr Universidade Federal do Mato Grosso
  • Fernando Ximenes Tavares Salomão Universidade Federal do Mato Grosso

Resumo

O processo de urbanização da cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, vem provocando a destruição de nascentes e cursos d’água, comprometendo da qualidade das águas fluvias devido ao lançamento de esgoto in natura na rede hidrográfica. Os principais problemas enfrentados estão relacionados à destruição das APP’s que deveriam garantir a conservação dos Recursos Hídricos. Este trabalho relata os estudos envolvidos na caracterização, delimitação e mapeamento das APP’s associadas a nascentes e cursos d’água da área urbana de Cuiabá, escala 1:10.000, realizado pelo grupo de pesquisa “Cartografia Geotécnica e Dinâmica Superficial” da Universidade Federal do Mato Grosso em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e com o Instituto de Pesquisa Mato-grossense, qualificando-as quanto ao seu estado de preservação e possibilidades de recuperação. O mapa síntese produzido será utilizado como base para ações concretas de planejamento e utilização do solo urbano, visando compatibilizar o desenvolvimento da região metropolitana de Cuiabá com a proteção e conservação dos Recursos Hídricos.

Como Citar
Covre, E. B., Castro Jr, P. R. de, & Salomão, F. X. T. (2009). DELIMITAÇÃO CARTOGRÁFICA DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP’s) DE NASCENTES E CURSOS D’ÁGUA NA ÁREA URBANA DE CUIABÁ. Águas Subterrâneas, 1. Recuperado de https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/21972