FILTRAÇÃO EM MARGEM PARA INDUÇÃO DE RECARGA E MELHORIA DA QUALIDADE DE ÁGUA – ESTUDO DE CASO: RIO BEBERIBE

Publicado
2010-09-13
Palavras-chave: filtração em margem, explotação de água subterrânea, indução de recarga

    Autores

  • Anderson Luiz Ribeiro de Paiva UFPE
  • Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral UFPE
  • José Geilson Alves Demétrio UFPE
  • Maria do Carmo Martins Sobral UFPE

Resumo

Na Filtração em Margem (FM) são utilizados poços próximos a um manancial de superfície de modo que o bombeamento induz uma recarga e obtém-se água de melhor qualidade. A ação do bombeamento cria uma diferença de carga hidráulica entre o rio e o aquífero, induzindo a água do rio através do meio poroso até o poço. A água bombeada é uma mistura da água subterrânea originalmente presente no aquífero e da água superficial infiltrada.

A FM pode ser utilizada como uma técnica na indústria de abastecimento de água, servindo como um tratamento ou um pré-tratamento da água superficial contaminada. FM é um método de tratamento d’água alternativo eficiente e de baixo custo. Um dos benefícios imediatos com o uso deste método é a minimização da necessidade do uso de produtos químicos para o tratamento e a diminuição dos custos. A eficiência da remoção de contaminantes depende: da eficiência dos vários processos de remoção na passagem da água pelo aquífero; das condições climáticas e hidrológicas; da geometria do poço; das características do material nas margens e do leito do rio / lago; e do fluxo da água subterrânea. O presente artigo descreve os fundamentos do processo de filtração em margem e apresenta em estudo de caso realizado às margens do rio Beberibe no estado de Pernambuco. Os resultados comprovaram que a água bombeada é uma mistura de água subterrânea e água superficial infiltrada por recarga induzida e comprovaram que a água bombeada possui qualidade bem melhor que a água do rio.

Como Citar
Paiva, A. L. R. de, Cabral, J. J. da S. P., Demétrio, J. G. A., & Sobral, M. do C. M. (2010). FILTRAÇÃO EM MARGEM PARA INDUÇÃO DE RECARGA E MELHORIA DA QUALIDADE DE ÁGUA – ESTUDO DE CASO: RIO BEBERIBE. Águas Subterrâneas, 24(1). https://doi.org/10.14295/ras.v24i1.20094