CÁLCULO DE RESERVAS HÍDRICAS SUBTERRÂNEAS DO AQUÍFERO RIO CLARO UTILIZANDO SIMULAÇÂO MONTE CARLO

Publicado
2010-09-13
Palavras-chave: Aquífero Rio Claro, Simulação Monte Carlo, Reserva Permanente, Reserva Reguladora, Sondagem Elétrica Vertical.

    Autores

  • Andresa Oliva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
  • Hung Kiang Chang UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
  • Wladimir Seixas Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Com a finalidade de estabelecer a quantidade de água subterrânea existente no Aquífero Rio Claro, no domínio territorial do município de Rio Claro, foram empregadas a sondagem elétrica vertical e a simulação Monte Carlo. Optou-se por utilizar a técnica de sondagem elétrica vertical, uma vez que uma das variáveis utilizadas para o cálculo de reserva permanente é o valor médio da espessura saturada do aquífero. Esta variável é costumeiramente obtida por meio de dados de poços. No entanto, no município de Rio Claro são escassos os dados de poços perfurados no Aquífero Rio Claro, dificultando assim a obtenção de um valor confiável para tal variável. Considerando que as variáveis “área de ocorrência do aqüífero”, “porosidade efetiva” e “variação do nível d´ água subterrâneo” também são envolvidas no cálculo da reserva permanente e da reserva reguladora sendo que as variáveis “porosidade efetiva” e “variação do nível d´ água subterrâneo” foram obtidas somente em dados de um único poço, optou-se pelo uso da simulação Monte Carlo para obtenção dos valores de reserva permanente e reguladora. Com os gráficos de curva de distribuição acumulada das reservas permanente e reguladora, elaborados a partir da simulação, pôde-se gerar vários cenários para o consumo de água do Aquífero Rio Claro de grande utilidade para a gestão dos recursos hídricos. Nesse sentido, um resultado interessante é que a chance do volume da reserva reguladora ser menor que o volume necessário para o abastecimento da população atual do município no período de 1 ano é de apenas 5%.

Como Citar
Oliva, A., Chang, H. K., & Seixas, W. (2010). CÁLCULO DE RESERVAS HÍDRICAS SUBTERRÂNEAS DO AQUÍFERO RIO CLARO UTILIZANDO SIMULAÇÂO MONTE CARLO. Águas Subterrâneas, 24(1). https://doi.org/10.14295/ras.v24i1.17842