IDENTIFICAÇÃO DA ZONA DE DISPERSÃO SALINA COM APLICAÇÃO DOS MÉTODOS ELÉTRICO E ELETROMAGNÉTICO NO DOMÍNIO DA FREQÜÊNCIA NO AQÜÍFERO COSTEIRO DE PLAYA PANAMÁ, COSTA RICA

Daniel Murilo Montoya, Ernani Francisco da Rosa Filho, Eduardo Chemas Hindi

Resumo


Poucos aqüíferos costeiros têm sido estudados com métodos geofísicos na Costa Rica. Nenhum trabalhocientífico anterior utilizou simultaneamente dois métodos distintos para analisar as propriedades hidrogeológicas de algumaqüífero costeiro na região do presente estudo, e particularmente para a definição da cunha de intrusão salina. A zona dePlaya Panamá, na região pacifica noroeste do país, apresenta um típico aqüífero costeiro de moderado potencial, sendo queseu uso principal é enfocado para o abastecimento turístico. A geometria do aqüífero foi avaliada por meio da aplicação deSondagens ElétricasVerticais (SEVs) e de condutivimetria no domínio da freqüência. A zona de dispersão salina tambémfoi analisada empregando ambas as técnicas além da aplicação de um caminhamento elétrico com dispositivo Wenner. Osresultados foram complementados com dados litoestrátigraficos, hidrogeológicos e hidroquímicos e revelaram umavariabilidade na espessura dos sedimentos que compõem o aqüífero, sendo que esta diminui em direção ao mar. Ambos osmétodos utilizados mostraram-se muito sensíveis à presença da zona de dispersão salina, sendo que ela estaria encaixadanos sedimentos a uma profundidade de até 15 m e uma distancia não maior do que 65 m desde a linha de maré alta.

Palavras-chave


Costa Rica; intrusão salina; geofísica ambiental; salt intrusion; environmental geophysics

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ras.v21i1.16165

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


_____________________________________________________________________

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
e-ISSN 2179-9784 (eletrônico)

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.

 

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes.

Os artigos aceitos e finalizados são publicados de forma contínua  organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um.
 
A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.
 
A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação.

DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.

Métricas

       

A Revista Águas Subterrâneas é filiada às seguintes Bases de Dados/Portais: 




 
Licença Creative Commons

Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.