AVALIAÇÃO DE RISCO TOXICOLÓGICO PARA HIDROCARBONETOS TOTAIS DE PETRÓLEO EM FORMA FRACIONADA APLICADA À GESTÃO E MONITORAMENTO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA EM UM COMPLEXO INDUSTRIAL

Publicado
2009-02-09
Palavras-chave: hidrocarbonetos, gerenciamento, risco toxicológico

    Autores

  • Celso Kolesnikovas HIDROPLAN
  • Everton de Oliveira hidroplan
  • Uriel Duarte instituto de geociências

Resumo

Este estudo tem por objetivo contemplar as variáveis inerentes aos hidrocarbonetos totais de petróleo em função de sua disposição no meio ambiente, relacionando o comportamento associado ao seu risco toxicológico e verificar a influência de se considerar toda a gama de hidrocarbonetos de petróleo na avaliação de risco, quantificando o erro e incerteza de uma avaliação de risco clássica, onde apenas são avaliados os compostos padronizados.

As simulações de risco efetuadas somente para os compostos Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos (BTEX) indicaram valores acima dos limites preconizados pelos órgãos ambientais somente em um cenário hipotético de utilização de água captada em área próxima ao poço de monitoramento denominado PPTX 070. Os demais cenários apresentam riscos dentro dos limites aceitáveis.

A quantificação do risco toxicológico associado a toda a gama de hidrocarbonetos de petróleo apresentou valores mais restritivos do que as avaliações executadas para a mesma amostra quando considerou-se somente os compostos padronizados (BTEX). As variações foram de até duas ordens de grandeza no quociente de risco.

Assim, a definição de metas de remediação e adoção de um programa de gestão específico deve considerar toda a gama de hidrocarbonetos de petróleo e não somente compostos padronizados.

Como Citar
Kolesnikovas, C., Oliveira, E. de, & Duarte, U. (2009). AVALIAÇÃO DE RISCO TOXICOLÓGICO PARA HIDROCARBONETOS TOTAIS DE PETRÓLEO EM FORMA FRACIONADA APLICADA À GESTÃO E MONITORAMENTO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA EM UM COMPLEXO INDUSTRIAL. Águas Subterrâneas, 23(1). https://doi.org/10.14295/ras.v23i1.12128