ESTUDO SOBRE OS TIPOS DAS ÁGUAS E AS CONDICIONANTES ESTRUTURAIS DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI NO EXTREMO OESTE DO ESTADO DO PARANÁ

Ernani Francisco da Rosa Filho, André Virmond Lima Bittencourt, Eduardo Chemas Hindi, Alexander Bittencourt

Resumo


No presente trabalho é apresentada a tipologia das águas do Sistema Aqüífero Guarani (SAG), em especial, e do Sistema Aqüífero Serra Geral (SASG), bem como sobre a estruturação tectônica que afeta os dois aqüíferos mencionados, na área de abrangência da bacia hidrográfica do Paraná 3 que está localizada no extremo oeste do Estado do Paraná. O SAG encontra-se confinado, com mais de 600 m de basaltos sobre ele. As suas águas são sulfatadas ou cloretadas, com teores de sólidos totais dissolvidos (STD) acima de 1.000 mg.L-1 e com predominância do íon sódio sobre o cálcio e o magnésio. As águas do SASG que sofrem forte influência do SAG, mesmo com perfurações seccionando apenas 180 m de basaltos, são mistas e similares em todos os aspectos físico-químicos com as águas do SAG, inclusive com temperatura superior a 30°C. Ainda que as águas do SAG estejam sendo destinadas, na região, para fins turísticos, elas também podem ser usadas para abastecimento público, desde que diluídas em proporções adequadas com águas superficiais. Esta diluição foi feita por meio de uma simulação com o programa computacional PHREEQEC. O intenso sistema de falhamentos geológicos na região, predominantemente com direções SE-NW, representam zonas de descarga do SAG, inclusive recarregando o SASG. O SAG é composto por vários compartimentos hidrogeológicos causados por esses falhamentos geológicos e por intrusões de diques de diabásio, sendo que cada um deles possui uma dimensão própria. Em razão da complexidade desses sistemas aqüíferos em termos da sua distribuição no espaço, da elevada altura da carga hidráulica de cada compartimento hidrogeológico e da idade da água, acima de 20.000 anos, ainda não existem dados científicos para uma compreensão sobre os processos de recarga do SAG na região.

Palavras-chave


Água subterrânea; Sistema Aqüífero Guaraní; hidroquímica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ras.v20i2.11431

_____________________________________________________________________

A revista Águas Subterrâneas é uma publicação da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - ABAS - para divulgação de artigos científicos (originais e inéditos) sobre Hidrogeologia e outros temas pertinentes. Os artigos aceitos e finalizados são publicados em forma contínua e organizados sob a numeração de um Volume anual subdividido em vários Números com até 10 artigos cada um. 

A Revista Águas Subterrâneas é um periódico com classificação QUALIS Nacional e Internacional.

A Revista Águas Subterrâneas não cobra dos autores quaisquer taxas para submissão ou publicação. 


DISCLAIMER: Os Suplementos de Anais (congressos e encontros técnicos) aqui presentes são publicados na Revista Águas Subterrâneas exclusivamente por um ato de gentileza dos editores. De forma semelhante, os Estudos de Caso e Notas Técnicas são publicados com a intenção de prover um espaço para divulgação de dados e estudos de interesse local, sem obrigação de ter uma contribuiçao científica. Seus artigos NÃO PODEM e NÃO DEVEM ser considerados como publicações deste periódico. NÃO foram submetidos a revisão pelos avaliadores da revista. NÃO são contemplados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é tão somente o de ampliar a divulgação destes anais, estudos de caso e notas técnicas. Além disso, nestes documentos não é necessária e não será apresentada a numeração sequencial de páginas, como é feito para os artigos científicos. Os anais de eventos devem ser citados como tal, sem referência a este periódico. A Revista Águas Subterrâneas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado nessas seções. 

  

É de LIVRE acesso a todos os interessados, gratuitamente.
 

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, São Paulo, Brasil
eISSN 2179-9784 (eletrônico)
ISSN 0101-7004 (impresso)

Filiada:
 

Licença Creative Commons
Revista Águas Subterrâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.


Todos aqueles que se cadastram na Revista Águas Subterrâneas tornam-se filiados da ABAS gratuitamente, podendo usufruir de descontos em eventos e material técnico. Por extensão, tornam-se também associados do Capítulo Brasileiro da Associação Internacional de Hidrogeólogos*, podendo também usufruir de descontos em eventos internacionais da IAH e outras ofertas. O acesso à revista é livre e independente do cadastramento

*Clique aqui para saber maiores detalhes e limitações dos filiados.