Sorção da sulfadiazina em solo urbano: experimentação e modelagem

Publicado
2019-09-28
Palavras-chave: Sorption isotherm. Sorption kinetics. Antibiotic. Emergent pollutant. Isoterma de sorção. Cinética de sorção. Antimicrobiano. Contaminante de preocupação emergente.

    Autores

  • Emidio Dias Silva Júnior
  • Artur Paiva Coutinho Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste
  • Severino Martins dos Santos Neto Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-2940-2129
  • Ana Emilia Carvalho de Gusmão da Cunha Rabelo Universidade Federal de Pernambuco
  • Antonio Celso Dantas Antonino Universidade Federal de Pernambuco
  • Valmir Felix de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Manuella Virginia Salgueiro Gondim Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A interação dos poluentes na zona vadosa é fundamental para determinação do grau de vulnerabilidade da água subterrânea quando do transporte de contaminantes no solo. O presente trabalho apresenta a interação do antimicrobiano sulfaziadina (SDZ) em solo urbano na cidade do Recife. A cinética e isoterma de sorção da SDZ foram determinadas em quatro profundidade de um perfil de solo urbano. As concentrações da sulfadiazina foram determinadas por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) com detecção por absorção ultravioleta. Os estudos de cinética demonstraram que a sorção foi rápida nas primeiras dez horas do período de contato entre o solo e a solução da SDZ. O equilíbrio foi alcançado com 24 horas de interação nas quatro camadas. O modelo de segunda ordem apresentou os melhores ajustes da cinética de sorção em todas as profundidades com valores de R¬2 entre 0,94 a 0,98. O modelo que melhor se adequou na representação das isotermas de sorção foi o modelo Linear.  Os baixos valores de KD (1,3 a 1,9 L.kg-1) indicam alta mobilidade e elevado risco de contaminação das águas subterrâneas por esse composto.

Como Citar
Silva Júnior, E. D., Coutinho, A. P., dos Santos Neto, S. M., de Gusmão da Cunha Rabelo, A. E. C., Dantas Antonino, A. C., de Lima, V. F., & Salgueiro Gondim, M. V. (2019). Sorção da sulfadiazina em solo urbano: experimentação e modelagem. Águas Subterrâneas, 33(4), 368–377. https://doi.org/10.14295/ras.v33i4.29543