Trapeamento de LNAPL observado por meio da técnica de fluorescência induzida por laser (LIF)

Publicado
2018-09-18
Palavras-chave: Water-level Fluctuation. Smear Zone. Kerosene-type Jet Fuel. Natural Attenuation. Oscilação do NA. Smear Zone. Querosene de Aviação. Atenuação Natural.

    Autores

  • Elias Isler Universidade Estadual Paulista - UNESP LEBAC-RAIH
  • Elias Hideo Teramoto Universidade Estadual Paulista - UNESP LEBAC-RAIH
  • Marcus Paulus Martins Baessa PETROBRAS/CENPES
  • Marco Aurélio Zequim Pede In-Situ Remediation
  • Chang Hung Kiang DGA/IGCE/UNESP

Resumo

Modelos conceituais de áreas contaminadas são, em geral, os primeiros resultados significativos do gerenciamento ambiental. Contudo, é necessário entender a complexidade dos meios contaminados para que seja adotada a melhor alternativa de remediação. A distribuição espacial em subsuperfície da fase liquida não aquosa menos densa que a água (LNAPL – Light Non-Aqueous Phase Liquid), geralmente de elevada variabilidade espacial e, consequentemente, complexa, deve ser mais bem conhecida. Além disso, a flutuação sazonal do nível d’água promove os fenômenos de trapeamento e destrapeamento de LNAPL e define uma zona de redistribuição vertical (smear zone) da contaminação, aumentando a complexidade do cenário. Com o objetivo de preencher lacunas deixadas pelas técnicas convencionais de investigação, foi empregada a técnica de fluorescência induzida por laser (LIF) para avaliação do fenômeno de trapeamento em uma área contaminada por querosene de aviação, situada no interior do estado de São Paulo. Os resultados dos ensaios de fluorescência e medição do nível d’água do aquífero local indicam LNAPL trapeado na porção saturada com limites bem marcados que definem a smear zone. Análises qualitativas revelam similaridade da contaminação na maioria dos pontos investigados, com baixa intensidade de sinal de fluorescência nos menores comprimentos de onda de resposta, compatível com depleção de hidrocarbonetos mais leves pela atenuação natural.

Como Citar
Isler, E., Teramoto, E. H., Baessa, M. P. M., Pede, M. A. Z., & Kiang, C. H. (2018). Trapeamento de LNAPL observado por meio da técnica de fluorescência induzida por laser (LIF). Águas Subterrâneas, 32(3), 315–324. https://doi.org/10.14295/ras.v32i3.29137