Transmissividade e coeficiente de armazenamento obtidos a partir da difusividade em aquíferos confinados não drenantes

Palavras-chave: Cabeças Aquifer. Well. Diffusivity. Transmissivity. Vale do Gurguéia. Aquífero Cabeças. Poço. Difusividade. Transmissividade. Gurguéia/PI.

Resumo

Um conjunto de 18.000 valores teóricos de Difusividade (D) variando entre 0,012 m2/s e 8.914 m2/s, em aquífero confinado, foi gerado aleatoriamente por um programa de computador, desenvolvido no âmbito do estudo, que utiliza um código para a solução da equação de Theis. Esse mesmo programa calculou 200 tempos de reação t0 de poços de observação posicionados a 15 distâncias diferentes do poço produtor, para 6 vazões diferentes, o que resultou na obtenção de 18.000 pares (t0, D) obtidos aleatoriamente. A partir desses pares e de seus desdobramentos, e utilizando ajustes de leis potenciais e ajustes de leis logarítmicas, foi possível chegar à expressão analítica   que fornece D em função da distância r do poço produtor a um poço de observação (m), e do tempo de reação t0 (min) observado neste último. Uma vez obtida a difusividade D, são apresentadas fórmulas que permitem desmembrá-la em seu dividendo  (s’= rebaixamento num dado tempo t’ em min) e seu divisor , de forma unívoca. Os resultados obtidos para D, T e S são validados por comparação com 40 valores desses parâmetros obtidos em 15 testes de aquífero realizados durante a década de 1980 no Aquífero Cabeças no Vale do Gurguéia, Piauí/Brasil. Esta abordagem é válida para a obtenção de valores confiáveis de D, T e S, de modo a respaldar a elaboração adequada de projetos de poços e de baterias de poços.

Como Citar
Feitosa, E. C. (2020). Transmissividade e coeficiente de armazenamento obtidos a partir da difusividade em aquíferos confinados não drenantes. Águas Subterrâneas, 34(1), 15–31. https://doi.org/10.14295/ras.v34i1.29580