Concentrações de nitrato nas águas subterrâneas em áreas rurais do município de São José do Rio Preto (SP)

Publicado
2015-12-08
Palavras-chave: Bauru Aquifer System. Groundwater. Nitrate. Rural area. Sistema Aquífero Bauru (SAB). Águas subterrâneas. Nitrato. Área rural.

    Autores

  • Cinthia Cristine de Moura unesp
  • Didier Gastmans
  • Chang Hung Kiang
  • Rosângela Pacini Modesto
  • Paulo Fernando Rodrigues
  • Elaine Cristina Ruby
  • Andrey Vetorelli Borges

Resumo

Inúmeros estudos, realizados em diversos países, relacionam as tipologias agrícolas com a contaminação por nitrato em águas subterrâneas. Em São Paulo, o monitoramento da qualidade das águas subterrâneas realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) indica aumento nas concentrações de nitrato no Sistema Aquífero Bauru (SAB), entretanto, em áreas rurais a extensão desse problema é desconhecida. O objetivo deste trabalho foi avaliar a extensão da contaminação por nitrato, a qualidade e o quimismo das águas do SAB na área rural de São José do Rio Preto (SP). Foram realizados o cadastramento de propriedades rurais, duas campanhas de amostragem de água subterrânea para análise química, tratamento estatístico dos dados e avaliação das possíveis relações entre as concentrações de nitrato observadas e os tipos de atividades desenvolvidas. Apenas duas amostras, nas duas campanhas, apresentaram concentrações de nitrato superiores ao limite de potabilidade estabelecido pela Portaria MS2914/2011. No entanto, várias amostras apresentaram indícios de contaminação, especialmente aquelas em que as concentrações de nitrato possuem correlação com as de cloreto, indicando comprometimento e alteração da composição das águas. Observou-se esses indícios em propriedades onde são desenvolvidas atividades pecuárias e agrícolas de maneira consorciada, e a fonte de contaminação está associada aos sistemas de saneamento in situ, além do acúmulo de dejetos animais. 

Como Citar
de Moura, C. C., Gastmans, D., Kiang, C. H., Modesto, R. P., Rodrigues, P. F., Ruby, E. C., & Borges, A. V. (2015). Concentrações de nitrato nas águas subterrâneas em áreas rurais do município de São José do Rio Preto (SP). Águas Subterrâneas, 29(3), 268–284. https://doi.org/10.14295/ras.v29i2.27980