Concepção de um índice elétrico de carstificação

Publicado
2019-12-02
Palavras-chave: Aquifer. Limestone. Electroresistivity. Karstification. Wells. Aquífero. Calcário. Eletrorresistividade. Carstificação. Poços.

Resumo

A pesquisa enfoca o comportamento elétrico dos aquíferos cársticos quando submetidos a uma corrente elétrica contínua. Na prática profissional, as dificuldades da aplicação do método elétrico de resistividade nesses aquíferos induziram a busca de uma abordagem de campo mais adequada e critérios mais eficientes de interpretação das medições elétricas para fins de locação de poços produtores. Entre 1999 e 2004, seis estudos geofísicos por eletrorresistividade foram realizados no Aquífero Jandaíra desenvolvido em sedimentos carbonatados cretáceos da Bacia Potiguar/RN. Foi utilizada a técnica do caminhamento elétrico 1D. O dispositivo de medição adotado foi o quadripolo linear simétrico de Schlumberger com linha AB de emissão de corrente definida a partir de SEVs previamente obtidas. Verificou-se que as zonas mais intensamente carstificadas são eletricamente resistivas e exibem sempre uma pronunciada variabilidade elétrica. Esse comportamento, ratificado pelo confronto das medições elétricas com os resultados dos poços locados, levou à concepção de um Índice Elétrico de Carstificação (IEC) que enfatiza e quantifica a variabilidade elétrica, permitindo eleger objetivamente locais mais favoráveis à captação de água subterrânea em calcários. O IEC de uma estação de medição i, em perfis lineares, é calculado como a média da soma das variações relativas às estações (i+1) e (i-1). São apresentadas e discutidas quatro variantes do IEC dependentes do comportamento geológico e hidroquímico da área investigada. Os resultados podem ser apresentados sob a forma de perfis lineares ou, se a densidade dos perfis permitir, sob a forma de zoneamentos. São discutidas aplicações da abordagem no Aquífero Jandaíra da Bacia Potiguar (RN e CE), no Aquífero Salitre da Bacia de Irecê (BA), e no Subgrupo Paraopeba Indiferenciado/MG. A aplicação do IEC mostrou-se útil em caracterizar, local e regionalmente, zonas potencialmente aquíferas.

Como Citar
Feitosa, E. C. (2019). Concepção de um índice elétrico de carstificação. Águas Subterrâneas, 33(4), 407–719. https://doi.org/10.14295/ras.v33i4.29596