Influência da interação rio-aquífero sobre a distribuição vertical da meiofauna hiporreica

Publicado
2019-09-27
Palavras-chave: Groundwater-surface water interaction. Hyporheic zone. Meiofauna. Hydrodinamism. River vertical flow. Interação água subterrânea-água superficial. Zona hiporreica. Meiofauna. Hidrodinamismo. Fluxo vertical do rio.

    Autores

  • Jonathas Barbosa de Araújo Freitas Grupo de Recursos Hídricos, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Jaime Joaquim da Silva Pereira Carbal Grupo de Recursos Hídricos, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Escola de Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (POLI-UPE)
  • Anderson Luiz Ribeiro de Paiva Grupo de Recursos Hídricos, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Tatiane Barbosa Veras Grupo de Recursos Hídricos, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Rafael Vinícius de Albuquerque Monteiro Grupo de Recursos Hídricos, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

Entre os processos de autopurificação natural que ocorrem na zona hiporreica, estão os de aspecto biológico, onde os organismos da meiofauna desempenham importantes funções, favorecendo a melhoria da qualidade da água de recarga do aquífero subjacente ao rio. São diversos os fatores que influenciam a distribuição vertical da comunidade meiofaunística como o hidrodinamismo na massa hídrica superficial e a disponibilidade de matéria orgânica e oxigênio nas camadas mais profundas. Por isso, este artigo objetivou avaliar a influência destes dois fatores na distribuição vertical da meiofauna hiporreica em três pontos do rio Beberibe-PE. O hidrodinamismo foi considerado como resultado direto do regime pluviométrico e o fluxo vertical entre o rio e o aquífero foi analisado a partir de medições realizadas em três períodos pluviométricos distintos com auxílio do piezômetro diferencial. A análise da distribuição vertical da meiofauna foi realizada a partir do levantamento da abundância média em camadas de 2 cm até a profundidade de 10 cm. Foram contabilizados 4906 indivíduos pertencentes a 8 grupos taxonômicos. Os resultados mostraram que as camadas superficiais foram as mais abundantes. Entretanto, a diminuição desta abundância não se deu gradativamente com a profundidade, provavelmente por uma vazão maior do rio no período chuvoso e/ou por condições de rio influente. Apesar de que estes fatores não demonstraram um caráter completamente determinante sobre a distribuição vertical.

Como Citar
Freitas, J. B. de A., Carbal, J. J. da S. P., de Paiva, A. L. R., Veras, T. B., & Monteiro, R. V. de A. (2019). Influência da interação rio-aquífero sobre a distribuição vertical da meiofauna hiporreica. Águas Subterrâneas, 33(4), 354–367. https://doi.org/10.14295/ras.v33i4.29528