Caracterização Hidrogeológica do Aquífero Freático da Unidade 3 da Univiçosa

Publicado
2020-05-27
Palavras-chave: Groundwater. Hydrogeology. Conceptual Modeling Wells. Univiçosa. Águas Subterrâneas. Hidrogeologia. Modelagem Conceitual. Poços. Univiçosa.

    Autores

  • Edson Henrique Cândido Miranda Univiçosa - Centro Universitário de Viçosa https://orcid.org/0000-0002-8346-477X
  • Rafles Anselmo da Mata Univiçosa - Centro Universitário de Viçosa
  • Luana Cláudia Pereira Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Diante do avanço das simulações de águas subterrâneas nos últimos anos como forma de propor soluções para gestão de recursos hídricos, a presente pesquisa teve como objetivo a elaboração de um modelo hidrogeológico conceitual para o aquífero freático da Unidade 3 da Univiçosa, em que foi analisado o rebaixamento do nível de água do lençol freático através dos dados de bombeamento dos poços existentes no local e obtidos os parâmetros hidrodinâmicos do aquífero através do software Aquifer Test. Também foram realizadas análises potenciométricas dos poços bem como a relação entre a precipitação e a recarga do aquífero por intermédio de campanhas de monitoramento dos níveis de água estático e dinâmico dos poços e do regime de precipitação da região no intuito de se compreender o comportamento do lençol freático da região. Foi verificado que houve diferentes respostas ao bombeamento para os poços denominados “Frente Esquerda” e “Fundos Direita”, este último devido a um pequeno lago em sua proximidade. Durante a recuperação ambos os poços se comportaram de maneira semelhante em que os níveis de água atingiram valores acima dos medidos antes dos testes de bombeamento, porém com o poço “Fundos Direita” atingindo valores muito acima, por volta de 1,75 m a mais do que o nível medido antes do teste de bombeamento. Os valores dos parâmetros hidrodinâmicos encontrados foram: Transmissividade (T) 1,0 x 10-3 m2/s, Condutividade Hidráulica (K) 4,17 x 10-5 m/s e Armazenamento (S) 1,0 x 10-4. Estes valores permitiram a obtenção do Raio de influência dos poços sendo possível constatar a não sobreposição dos cones de rebaixamento entre os poços “Frente Esquerda” e “Fundos Direita”. A análise potenciométrica permitiu verificar o comportamento do fluxo de água entre os poços, incluindo um terceiro denominado “Residencial”, sendo constatado que em regime estacionário a água flui dos poços de maior para os de menor cota altimétrica e em regime transitório, quando há bombeamento, ela flui em direção aos poços. A análise da relação entre a precipitação e a recarga do aquífero não foi significativa, mostrando pequenas variações nos níveis estáticos da água dos poços em períodos chuvosos, o que leva a crer que a quantidade de água precipitada e o período de monitoramento não foram suficientes para constatar alterações nos níveis de água do lençol freático. Por fim, foi constatado que a explotação de água dos poços não compromete a quantidade de água no local, visto que não há interferência entre eles, porém recomenda-se a execução de sondagens nas proximidades dos poços para melhor caracterização dos mesmos e ampliação do período de monitoramento para melhor conhecimento do comportamento do aquífero freático local por meio da elaboração de um modelo hidrogeológico matemático.

Como Citar
Cândido Miranda, E. H., Anselmo da Mata, R., & Pereira, L. C. (2020). Caracterização Hidrogeológica do Aquífero Freático da Unidade 3 da Univiçosa. Águas Subterrâneas, 34(2). https://doi.org/10.14295/ras.v34i2.29902